Banco central dos EUA deve anunciar hoje subida das taxas de juro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 15 mar (Lusa) - A Reserva Federal (Fed) norte-americana deverá subir hoje as taxas de juro, o segundo aumento desde a eleição presidencial de Donald Trump, numa altura em que o mercado laboral e a inflação se mostram favoráveis.

Vários analistas disseram à Lusa que essa deverá ser a decisão, após a reunião de política monetária do banco central norte-americano, que começou na terça-feira.

"O mercado já está a descontar uma subida de 0,25 nas taxas de juro. A evolução das taxas de juro de curto prazo no mercado indica isso mesmo e as próprias intervenções públicas dos membros da Reserva Federal não podiam ser mais explícitas", afirmou Rui Bárbara, economista do Banco Carregosa.

A taxa de juro diretora está atualmente entre 0,50% e 0,75%, um nível considerado baixo.

"A nossa previsão é que a Fed anuncie uma subida de 25 pontos base, colocando o intervalo da taxa dos fundos federais em 0,75% e 1%", disse à Lusa Teresa Gil Pinheiro, analista financeira do banco BPI.

Rui Bernardes Serra, economista-chefe do Montepio, mostrou-se igualmente convicto de que haverá uma subida de 25 pontos base, com a Fed a continuar "o processo de normalização da política monetária iniciado em dezembro de 2015 e retomado em dezembro de 2016".

Após a reunião do comité de política monetária da Fed será publicado um comunicado e pouco depois haverá uma conferência de imprensa da presidente do banco central, Janet Yellen, para explicar as decisões.

A Fed vai divulgar também novas previsões económicas e deverá dar uma indicação sobre a trajetória futura das taxas.

Os membros do comité de política monetária tinham apontado para três subidas de um quarto de ponto percentual em 2017, mas esta sequência pode acelerar, como sugeriu Yellen, num discurso recente em Chicago.

"A redução do apoio monetário pode não ser tão lenta como foi em 2015 e 2016", advertiu.

EO // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.