Câmara de Vila Real lança plano municipal contra violência doméstica em 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 25 nov (Lusa) -- O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, anunciou hoje a preparação de um Plano Municipal de Luta contra a Violência Doméstica em 2014, com vista à sensibilização e denúncia dos casos que atingem "números assustadores".

O anúncio foi feito hoje, no decorrer de uma cerimónia que assinalou o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O autarca afirmou que Vila Real é "pioneiro" no distrito de Vila Real na elaboração deste plano, o qual quer concretizar em 2014.

"Trabalharemos no âmbito da sensibilização, mas também no âmbito da denúncia. Eu pessoalmente estou convencido de que, sendo estes números assustadores, ainda não traduzem toda a verdade", salientou o autarca.

De acordo com o tenente-coronel João Morgado, da GNR de Vila Real, a Guarda registou, no distrito, 1.591 denúncias de violência doméstica em quatro anos (2010 a 2013), e seis vítimas mortais.

No decorrer deste ano a GNR já contabilizou 380 denúncias de casos de violência doméstica.

Elisa Brites, da Associação de Apoio à Vítima (APAV), referiu que ao gabinete de Vila Real têm chegado cada vez mais casos, verificando-se este ano um "ligeiro aumento" comparativamente com o ano passado.

"Podemos dizer que, neste momento, já temos 500 novos casos", afirmou aos jornalistas.

As denúncias à APAV de Vila Real surgem maioritariamente da área do distrito, mas também um pouco de toda a região transmontana.

Segundo a responsável, as mulheres são as vítimas em "82% dos casos denunciados".

"No crime de violência doméstica a mulher continua a ser a vítima por excelência por questões culturais, educacionais, apesar de pontualmente termos uma denúncia de homens", salientou.

Para Rui Santos, "os números são assustadores" mas, na sua opinião, "um caso que houvesse merecia o combate, a atenção e envolvimento".

O plano municipal vai envolver as forças de segurança, instituições particulares de solidariedade social, a igreja e ainda a Comissão para a Igualdade do Género e a entidade coordenadora do Plano Nacional Contra a Violência Doméstica.

A elaboração deste documento a nível concelhio era uma das 50 medidas previstas no IV Plano Nacional contra a Violência Doméstica (2011/2013).

"Esta temática merece o envolvimento de todos porque envergonha a sociedade em geral", concluiu Rui Santos.

Na cerimónia de hoje, a Urze Teatro fez uma leitura de poemas, seguindo-se depois uma largada de balões brancos em homenagem às vítimas.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Vai nascer laboratório de investigação no antigo Raf Park em Matosinhos

A Câmara de Matosinhos quer construir um laboratório de investigação ambiental e agrícola, no local onde estava situado o antigo Raf Park, em Santa Cruz do Bispo.

Homem de 70 anos morre em despiste de trator agrícola em Viseu

Um idoso com cerca de 70 anos morreu esta terça-feira na sequência do despiste de um trator agrícola em Pindo, no concelho de Penalva do Castelo, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Viseu Dão Lafões.

Primeiro comboio a hidrogénio em Portugal conclui fase de testes com sucesso

O novo comboio a hidrogénio H2 concluiu com sucesso os testes em Portugal, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio a circular em território Nacional, avança a Infraestruturas de Portugal (IP) através das redes sociais.