Câmara de Matosinhos decreta dois dias de luto municipal pela morte de Alcino Soutinho

| País
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 25 nov (Lusa) - A Câmara de Matosinhos decretou hoje dois dias de luto municipal pela morte do arquiteto Alcino Soutinho, que projetou o edifício da autarquia, o "homem que introduziu a modernidade" e "fica para sempre ligado à história do poder local".

O arquiteto Alcino Soutinho, de 83 anos, distinguido com um Prémio Europa Nostra em 1982, morreu no domingo, no Porto.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, afirmou que Alcino Soutinho "é um nome que fica para sempre ligado à história do poder local em Portugal porque há um antes e um depois, em termos de modernidade, com a obra do Alcino Soutinho em Matosinhos".

"Hoje, resolvemos decretar um luto municipal por dois dias em sua homenagem e é evidente que vai ser alvo de homenagens que não faz sentido ponderar hoje. Hoje, vamo-nos recolher na dor que temos porque era um grande amigo", disse.

Guilherme Pinto afirmou ainda que Alcino Soutinho, ao construir o edifício da câmara, "marcou uma mudança completa naquilo que era a consideração do poder local".

"Morreu o homem que introduziu a modernidade, quer em Matosinhos quer um pouco na ideia do que era o poder local democrático à época", sublinhou.

O presidente da câmara adiantou ainda que a peça institucional oferecida pela autarquia no Natal deste ano vai ser do Alcino Soutinho.

"Vamos homenageá-lo não agora porque agora queremos apenas falar do homem, da obra, da memória, da saudade que nos vai ficar e teremos tempo para fazer a homenagem como ele merece", enfatizou.

Guilherme Pinto recordou sobretudo o "sentido de humor e a sua postura despojada porque era um homem muito conversador, sempre muito perspicaz".

"Uma das expressões que eu mais recordo, quando se discutiu Matosinhos Sul, foi que ele na altura disse que a opção que estávamos a fazer por jardins no interior dos quarteirões eram jardins aprisionados e verificou-se, com o passar dos anos, que eventualmente ele tinha razão", concluiu.

A Câmara de Matosinhos homenageou Alcino Soutinho, em julho passado, no dia Nacional do Arquiteto.

O arquiteto foi considerado pela crítica nacional e internacional como um dos "ícones" da denominada "Escola do Porto".

JF (NL) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.