Ferro deseja bom trabalho a deputados e diz que presidente terá "papel não invejável"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mar (Lusa) -- O presidente da Assembleia da República deu hoje posse à segunda comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD), desejando bom trabalho aos deputados e sobretudo ao presidente, o social-democrata Aguiar-Branco, que terá "um papel não invejável".

"[Quero] Desejar a todos os deputados os melhores trabalhos e as maiores felicidades e, sobretudo ao senhor presidente, que terá certamente um papel não invejável nesta comissão de inquérito, desejar-lhe também a melhor sorte", afirmou Eduardo Ferro Rodrigues, num breve discurso na cerimónia de tomada de posse da comissão, que tem por objeto a atuação do atual Governo na nomeação e demissão da anterior administração do banco público.

Com sala cheia, marcaram presença não só os deputados efetivos e suplentes como os líderes parlamentares do PSD e CDS-PP, Luís Montenegro e Nuno Magalhães, que não integram a comissão.

Foi Luís Montenegro que indicou, formalmente, que o PSD designou o ex-ministro da Defesa José Pedro Aguiar-Branco para presidir a esta nova comissão.

Também numa breve intervenção, Aguiar-Branco defendeu que a constituição de uma comissão de inquérito é "um exercício que enobrece a função de deputado" e apelou a um "esforço de despartidarização".

"Estas comissões aconselham e exigem um esforço grande de despartidarização, com isso dignificaremos a Assembleia da República", disse, defendendo que o objetivo da comissão será "produzir prova dos factos" que integram o seu objeto e "acabar com o que diz que disse".

A primeira reunião desta comissão de inquérito ficou marcada para a próxima terça-feira, 21 de março.

SMA // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.