Tomás Correia recusa "ceder a chantagem" e sair da liderança da Associação Mutualista Montepio

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 mar (Lusa) - O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral, Tomás Correia, disse hoje que não vai "ceder a chantagem" e recusou hoje pôr o seu lugar à disposição, perante notícias de que é arguido em vários processos judiciais.

"Não podemos ceder ao facilitismo de quem utiliza determinados expedientes para determinados fins", disse António Tomás Correia em conferência de imprensa.

O líder da maior associação mutualista de Portugal disse que a figura do arguido é hoje "maltratada" quando o que serve é para "proteger" a pessoa em causa e considerou que os processos judiciais em causa acabarão arquivados.

A Associação Mutualista Montepio Geral é liderada por Tomás Correia, que durante anos acumulou a liderança da Caixa Económica, da qual saiu no verão de 2015, quando o Banco de Portugal forçou a separação da gestão.

Já o banco mutualista é desde então presidido por Félix Morgado, sendo conhecido que a relação entre os dois responsáveis não tem sido fácil.

Segundo o Público, Tomás Correia é arguido num processo que visa um negócio imobiliário em Coimbra, e o semanário Expresso noticiou que é suspeito de ter recebido 1,5 milhões de euros do construtor José Guilherme, também relacionados com um negócio imobiliário.

O responsável máximo da Associação Mutualista Montepio é ainda citado num processo do Banco de Portugal por não ter introduzido atempadamente no banco Montepio controlo de movimentos financeiros que poderão ser ilícitos.

IM // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.