Câmara da Maia acusa direções gerais de Saúde e do Ambiente de "deslealdade"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Maia, Porto, 14 mar (Lusa) -- O vice-presidente da Câmara da Maia acusou hoje as direções gerais de Saúde e do Ambiente de "falta de bom senso institucional" e "deslealdade" por não terem comunicado à autarquia a existência de legionela numa fábrica do concelho.

"Ser brando é dizer que há uma falta de bom senso institucional, uma deslealdade mesmo, em não nos comunicarem" a existência de pelo menos um caso confirmado de "doença dos legionários" e sobre mais sete outros casos que estão em análise, disse António Silva Tiago.

Em declarações aos jornalistas, o autarca afirmou que, até final da manhã, não foi possível contactar formalmente a Direção Geral de Saúde para poder "ajudar a resolver e a debelar os problemas que possam existir, embora a autarquia não tenha responsabilidade direta sobre este tipo de problemas, que é um problema de saúde pública".

Silva Tiago afirmou desconhecer também qual a fábrica afetada, frisando que "a Câmara e o município estão completamente fora do conhecimento e de toda a informação", embora admita que essa comunicação da Direção Geral da Saúde (DGS) não seja obrigatória.

"Assim que formos informados da situação, vamos fazer o contrário do que tem sido feito por parte dessas entidades, que é pormo-nos em campo, interagir para respondermos às preocupações da nossa população", acrescentou.

O vice-presidente da Câmara da Maia disse ainda ter já dado indicações aos serviços do Ambiente e da Proteção Civil para os seus técnicos estarem preparados e avançarem logo que a informação chegue.

"Estamos a aguardar a informação concreta e institucional para poder avaliar as coisas. Estamos preparados para agir, para ajudar a DGS, que é quem tem a responsabilidade", frisou.

A Direção-Geral de Saúde revelou segunda-feira que há um caso confirmado de "doença dos legionários" numa fábrica na Maia, Porto, e outros sete "em estudo", tendo sido tomadas "todas as medidas para controlar o problema e prevenir novas ocorrências".

O diretor-geral de saúde, Francisco George, disse à Lusa que "o Instituto Ricardo Jorge identificou a relação causa-efeito entre as secreções pulmonares de um doente com pneumonia provocadas por uma bactéria que é a mesma detetada na água da torre de arrefecimento da respetiva empresa fabril".

De acordo com Francisco George o caso confirmado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) foi sinalizado na última semana de fevereiro.

"Todas as medidas foram tomadas para controlar o problema e prevenir novas ocorrências. Prosseguem os estudos em mais sete casos que foram diagnosticados nas últimas semanas", disse Francisco George.

De acordo com o diretor-geral de saúde, as medidas tomadas em conjunto com a Inspeção-Geral do Ambiente vão no sentido de "controlar a situação de 'cluster' de doença dos legionários ocorrida numa empresa fabril da Maia".

A doença, provocada pela bactéria 'legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

PM/ (IMA)// JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.