Governo de Cabo Verde nega intenção de substituir Novo Banco por instituição semelhante

| Economia
Porto Canal com Lusa

Praia, 14 mar (Lusa) - O ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, negou hoje que seja intenção do Governo criar um novo banco de financiamento ao microcrédito e às pequenas e médias empresas na sequência da resolução do Novo Banco.

"Não há necessidade porque o mercado financeiro do microcrédito é muito pequeno e não tem escala para termos um banco com a dimensão do Novo Banco, que tem custos elevadíssimos e não funciona", disse Olavo Correia.

O banco central cabo-verdiano (BCV) anunciou na quarta-feira a resolução e venda à Caixa Económica de Cabo Verde de parte da atividade do Novo Banco, uma instituição de capitais quase exclusivamente públicos, com cerca de 13.200 depositantes, 60 trabalhadores e vocacionado para a economia social e o microcrédito.

A resolução do Novo Banco é um primeiro passo para a sua extinção administrativa, que representará um prejuízo estimado em cerca de 16,3 milhões de euros para os cofres do Estado e deixará cerca de 60 trabalhadores no desemprego.

O ministro das Finanças, que falava hoje aos jornalistas na cidade da Praia, respondia desta forma ao maior Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, o principal da oposição), que, na segunda-feira, acusou o executivo de ter liquidado deliberadamente o Novo Banco para criar uma instituição semelhante dedicada ao financiamento das pequenas empresas.

"Estamos a trabalhar numa linha de crédito para apoiar as micro e pequenas empresas e isso não passa pela criação de uma instituição com a natureza do Novo Banco", sublinhou Olavo Correia.

O ministro das Finanças reforçou a necessidade de apurar responsabilidades relativamente à resolução do Novo Banco, considerando que foi feito "tudo de errado" neste processo.

"Esta instituição não tinha como dar certo. A melhor solução para proteger os contribuintes, os depositantes e o sistema financeiro foi a resolução", reafirmou, adiantando que dará todas as informações no parlamento.

Na sequência do anúncio da resolução, o partido da maioria (MpD) chamou, com caráter de urgência, ao parlamento todos os intervenientes no processo, atuais e passados, devendo as audições começar na próxima semana.

CFF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.