Corticeira Amorim investe 10 ME para aumentar capacidade de produção de pavimentos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Santa Maria da Feira, Aveiro, 14 mar (Lusa) -- A Corticeira Amorim anunciou hoje um investimento de dez milhões de euros no reforço da capacidade de produção, para quatro milhões de metros quadrados, a partir de 2018, de uma gama de pavimentos 'premium' lançada há dois anos.

Em comunicado, a empresa de Mozelos, Santa Maria da Feira, explica que a decisão reflete "a grande recetividade do mercado à [tecnologia] Hydrocork em inúmeras geografias, que culminou num crescimento de vendas muito rápido e que faz deste produto um dos que apresenta, na história da Corticeira Amorim, a mais rápida penetração de mercado".

Operacional a partir do início de 2018, a nova linha industrial a criar permitirá à empresa aumentar a capacidade de produção industrial de pavimentos em quatro milhões de metros quadrados, para além de possibilitar o desenvolvimento de um aglomerado de cortiça isento de PVC e com emissões reduzidas de dióxido de carbono.

Adicionalmente, a nova tecnologia possibilitará uma gama mais ampla de espessuras, densidades e larguras do material.

"Este investimento visa dotar uma das áreas de negócio mais relevantes da Corticeira Amorim de uma capacidade de resposta robusta às solicitações do mercado. A tecnologia em causa é ainda mais relevante na medida em que potencia os processos de I&D [Investigação & Desenvolvimento] para uma nova geração de compostos de cortiça verdadeiramente inovadores", afirma o presidente e administrador executivo da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim.

Segundo a empresa, o "forte crescimento" da gama de pavimentos Hydrocork assenta em "vantagens competitivas" como o facto de ser à prova de água, ter uma reduzida espessura e ser de fácil e rápida instalação.

Características a que se juntam as características da tecnologia Corktech, designadamente o isolamento térmico e acústico, bem-estar corporal, conforto e resistência ao impacto, e o facto de a gama Hydrocork apresentar uma garantia vitalícia para uso doméstico.

PD // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.