Penafiel conquista prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica de 2016

| Norte
Porto Canal com Lusa

Penafiel, Porto, 13 mar (Lusa) - A Sociedade Portuguesa de Autores vai distinguir Penafiel com o Prémio de Melhor Programação Cultural Autárquica de 2016, avançou hoje à agência Lusa o presidente da câmara, Antonino Sousa,

"Isso é muito gratificante e especialmente importante para um município como Penafiel, de dimensão média", comentou o autarca.

Em declarações à Lusa, pouco tempo depois de ter sido informado de que Penafiel vai ser agraciado com aquele galardão, em cerimónia a realizar quarta-feira, em Lisboa, Antonino Sousa disse estar "muito feliz", vincando que a distinção mostra à comunidade local, à região e ao país "que vale a pena remar contra a maré".

"Acho que aqui em Penafiel, com este prémio, com este reconhecimento, que é feito por uma entidade absolutamente isenta, independente e imparcial, como é a Sociedade Portuguesa de Autores, constitui um estímulo muito forte para todos os municípios, para todos os autarcas, no sentido de apostarem nas atividades culturais", comentou.

O presidente da Câmara recordou que a cultura, durante muitos anos, "era quase um monopólio das cidades de Lisboa e do Porto, eventualmente de Coimbra e pouco mais".

Felizmente, indicou, "hoje já não é assim".

"O 25 de abril neste domínio demorou um bocadinho mais, essa conquista de abril tardou em chegar, mas chegou finalmente", exclamou.

Ao longo do ano passado, a cidade e o concelho de Penafiel viveram uma programação cultural intensa, com inúmeros eventos, destacando-se o Festival Literário Escritaria.

Festividades do Corpo de Deus, Endoenças, São Martinho, Noite Branca, Agrival e Festa do Caldo de Quintandona foram, entre outros, momentos com vasta atividade cultural, envolvendo as comunidades locais.

Para Antonio Sousa, o investimento em cultura "nem sempre é compreendido", recordando que "é sempre mais difícil a um autarca investir em áreas imateriais do que em obras em betão, porque essas são mais rapidamente percetíveis".

No entanto, insistiu, "vale a pena [esse investimento] e este prémio vem dar este reconhecimento e estamos muito felizes com ele".

A atribuição do prémio vai acontecer na gala "Prémio Autores 2017", da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com transmissão televisiva na RTP.

Além da distinção à Câmara de Penafiel, a SPA também atribuirá prémios nas categorias criativas de televisão, dança, rádio, artes visuais, literatura, teatro, cinema e música.

APM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.