Tribunal de Viana sem julgamentos devido à greve dos magistrados do MP

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 25 nov (Lusa) - A forte adesão à greve dos magistrados do Ministério Público (MP) levou ao adiamento de vários julgamentos previstos para o dia de hoje no Tribunal de Viana do Castelo, disse à Lusa fonte judicial.

Dos seis procuradores-adjuntos que exercem funções naquele tribunal, apenas um se apresentou ao serviço esta manhã, acrescentou a mesma fonte.

A situação já levou ao adiamento de pelo menos dois julgamentos durante a manhã, cenário que se voltará a repetir, previsivelmente, no período da tarde.

"Além disso, há julgamentos que já tinham sido adiados para outras datas, anteriormente, por se saber da marcação desta greve", apontou a fonte.

Convocada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, a paralisação de hoje visa reclamar novos regimes de remunerações e gestão de oficiais de Justiça.

A greve nacional abrange um universo de quase 1.400 magistrados do MP e decorre entre as 09:00 e as 17:00.

Durante este período estão assegurados serviços mínimos como a concessão de liberdade a presos, assuntos relacionados com menores de idade e autópsias resultantes de acidentes de trabalho.

Além de reivindicar outra gestão dos oficiais de justiça no quadro do novo mapa judiciário, a necessitar de lei regulamentar para ser implementado, o sindicato reclama ainda um regime de fixação dos magistrados do MP idêntico ao estabelecido para as entidades reguladoras, para evitar a redução dos vencimentos e conferir estabilidade aos procuradores.

PYJ (JOP) // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.