Lucro da Sonaecom sobe 44,1% para 47,8 milhões de euros

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mar (Lusa) - O lucro da Sonaecom subiu 44,1% no ano passado, face a 2015, para 47,8 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa do universo Sonae adianta que "o resultado líquido atribuível ao grupo fixou-se em 48,1 milhões de euros, que compara com 34,6 milhões de euros obtidos em 2015", sendo que este lucro "inclui resultados indiretos no montante de 28,5 milhões de euros, relacionados com a aquisição da Armilar Venture Funds".

Retirando esse efeito, o resultado líquido atribuído ao grupo é de 19,7 milhões de euros.

O volume de negócios no período em análise subiu 0,8% para 130,5 milhões de euros.

"Deve destacar-se que, pelo terceiro trimestre consecutivo, as receitas de serviço apresentaram uma evolução positiva quando comparadas com o mesmo trimestre do ano anterior", adianta a Sonaecom.

A área de telecomunicações, que conta com uma participação de 50% na ZOPT - consolidada através do método de equivalência patrimonial -, "agora com uma participação de 52,15% na NOS, após a venda da participação direta de 2,14% da Sonaecom, em junho de 2016, continua a apresentar um forte desempenho".

O resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) caiu 16,6% para 17,9 milhões de euros, "justificado essencialmente pelo decréscimo do EBITDA do portefólio, mas também pela diminuição de 4% da linha do método de equivalência patrimonial, sendo esta influenciada pelo contributo da ZOPT que, por sua vez, depende do resultado líquido da NOS", explica a Sonaecom.

Na área de media, a Sonaecom refere que "o Público continua a executar a sua estratégia digital, reforçando as suas competências digitais e a sua presença em plataformas 'online'".

"O desempenho positivo das receitas 'online' (publicidade e circulação), conjuntamente com a redução de custos decorrente das iniciativas de reestruturação implementadas no final do ano de 2015, impactaram positivamente o EBITDA recorrente, que, apesar de negativo em 2,5 milhões de euros, apresentou uma melhoria de 24,3% face a 2015", adiantou a Sonaecom.

O Conselho de Administração da Sonaecom aprovou um dividendo bruto de 7,7 cêntimos por ação, proposta que será apresentada na próxima assembleia-geral de acionistas.

ALU // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.