Regulador dá 'luz verde' ao plano da EDP Distribuição mas propõe corte no investimento

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mar (Lusa) -- O regulador da energia dá 'luz verde' ao plano de investimento da EDP Distribuição para os próximos cinco anos, num montante de 511 milhões de euros, mas propõe uma redução em cerca de 10% para não ter impacto nas tarifas.

No parecer hoje divulgado, "a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) considera que o operador da rede nacional de distribuição de eletricidade deve reformular a proposta no sentido de reduzir o total do investimento proposto em cerca de 10% [...] num montante da ordem dos de 50 milhões de euros (a custos primários)".

Nesse sentido, a EDP Distribuição deverá adiar "em um ou dois anos a calendarização da entrada em exploração de um conjunto de projetos de investimento que não sejam urgentes", propõe o regulador da energia como forma de conseguir que não tenha qualquer impacto nos preços finais pagos pelos consumidores na conta da eletricidade.

No parecer que agora será remetido ao Governo, a ERSE elenca os investimentos propostos que podem ser adiados, como o aumento da resiliência de linhas aéreas, cujo montante de investimento é de 7,5 milhões de euros, o acesso a novo serviços -- com um montante previsto de 34 milhões de euros -, o programa de renovação e reabilitação de ativos de média e alta tensão -- orçado em 83 milhões de euros -- ou o vetor de investimento 'outros', com um investimento de 53 milhões de euros, deixando inalterados os programas de "investimento obrigatório", "investimento corrente urgente" e "promoção ambiental".

"Esta redução do investimento em, pelo menos, 50 milhões de euros do total proposto permitirá que a concretização dos projetos previstos na Proposta de Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição de Eletricidade (PDIRD-E 2016) não contribua para o agravamento das tarifas de acesso às redes em cenários mais conservadores de evolução da procura", defende o regulador da energia.

Entre os 511 milhões de euros de investimento proposto, 280 milhões de euros correspondem a projetos e programas de investimento que já constavam do PDIRD-E 2014, que foi aprovado pelo Governo em 22 de abril de 2015, através da secretaria de Estado da Energia, que abrangia projetos para o período de 2015 a 2019.

A segurança do abastecimento representa um investimento de 104 milhões de euros, isto é, cerca de 20% do total do plano, o que corresponde a uma média anual de 21 milhões de euros, ligeiramente inferior aos 22 milhões de euros de investimento médio verificado no período 2014-2016.

JNM // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.