Fisco arrecada 640 ME com contribuição sobre banca e derrama estadual - Governo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 nov (Lusa) -- O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais afirmou hoje que o Estado deve arrecadar 640 milhões de euros com a taxa sobre a banca e a derrama estadual, e que o nível de impostos dos bancos deve ascender a 30%.

Segundo Paulo Núncio, o Estado deve arrecadar 640 milhões de euros com a cobrança da contribuição sobre o setor bancário e a derrama estadual, algo que diz ser possível este ano apenas devido a medidas que foram colocadas em prática por este Governo.

O governante adiantou ainda que, segundo dados preliminares, o nível médio de tributação efetiva (carga fiscal efetivamente paga) no caso dos bancos deve atingir os 30%.

"Se tivermos só em conta os bancos e se incluirmos nessa tributação efetiva a contribuição sobre o setor bancário, o nível médio de tributação efetiva dos bancos vai ser de 30%", afirmou o governante durante o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), que termina hoje a fase de especialidade.

No caso das 20 empresas que compõem o principal índice da Bolsa de Lisboa, o PSI20, a tributação média efetiva deve atingir os 29%.

NM/ND // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.