FC Porto em basquetebol continua na lideranção depois da vitória 85-53 frente ao Illiabum

| Norte
Porto Canal com fcporto.pt

O triunfo na partida da terceira jornada da segunda fase frente ao Illiabum, por claros 85-53, permite aos Dragões continuar confortavelmente na liderança da tabela, com dois pontos de vantagem sobre Benfica e Oliveirense.

A primeira metade da partida foi pautada pelo equilíbrio, com duas fases bem distintas. Começou melhor a formação portista, chegando aos parciais de 8-1 e 14-6 sensivelmente a meio do período inicial. Foi aí que acordou a formação visitante, que, contando também com uma fase de menos acerto do ataque azul e branco - esteve mais de cinco minutos sem acertar no cesto - diminuiu o fosso, para terminar o com 14-12 os primeiros 10 minutos do jogo. O mau momento da equipa da casa arrastou-se até aos minutos iniciais do segundo quarto, altura em que os visitantes aproveitaram para liderar o marcador pela primeira e única vez.

Três minutos e 33 segundos foi o tempo que os portistas estiveram por baixo na partida, até descolarem definitivamente no marcador. O segundo período terminou com o dobro da vantagem do primeiro (19-15), com o resultado a indicar um 33-27 favorável aos campeões nacionais.

Após o intervalo, o Illiabum praticamente desapareceu da partida, o que, aliado a uma melhoria evidente dos portistas, que tiveram o mérito de conseguir elevar a fasquia no momento certo, deixou o jogo numa situação muito favorável. Aos 28 pontos conseguidos no terceiro período, a equipa forasteira respondeu apenas com 10, o que fez do quarto período uma mera formalidade. A vantagem dos Dragões à entrada para os últimos dez minutos era de 24 pontos.

Mas nem por isso o ritmo baixou. Além da gestão habitual do plantel, Moncho López foi sempre exigindo mais de quem esteve em campo e a vantagem foi-se alargando. A diferença máxima, de 32 pontos, registou-se a meio do período final, com o resultado a ficar fixado em 85-53. Num jogo em que todos os portistas somaram pontos, destaque para os 13 conseguidos por Miguel Queiroz e Jeff Xavier.

Terminada a dupla jornada do fim de semana, os voltam a competir na Liga a 18 de março, dia para o qual está agendada uma sempre difícil deslocação ao pavilhão do Vitória de Guimarães.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ILLIABUM, 85-53
Liga Portuguesa de Basquetebol, fase 2, 3.ª jornada
12 de março de 2017
Dragão Caixa, Porto

Árbitros: Carlos Santos, Diogo Morais e Pedro Coelho

FC PORTO: André Bessa (7), Sasa Borovnjak (6), José Silva (10), Nick Washburn (10) e Jeff Xavier (13)
Jogaram ainda: Miguel Queiroz (cap., 13), Vladyslav Voytso (2), Brad Tinsley (10), João Grosso (4), Miguel Miranda (6), Pedro Bastos (2) e João Galina (2)
Treinador: Moncho López

ILLIABUM: Augusto Sobrinho (9), Rafael Wildner (18), João Figueiredo (1), Nikola Tadic (5) e Carlos Cardoso (9)
Jogaram ainda: Miguel Reis (2), Marcos Valente, João Ribeiro (4) e José Miranda (5)
Treinador: Ricardo Vasconselos

Ao intervalo: 33-27
Parciais: 14-12, 19-15, 28-10, 24-16

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.