Exportações do têxtil e vestuário português sobem 6,3% em janeiro e somam 446ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 13 mar (Lusa) -- As exportações portuguesas de têxteis e vestuário aumentaram 6,3% em janeiro face ao mesmo mês de 2016, para 446 milhões de euros, com os mercados comunitários a subirem 6% e os não comunitários 9%, anunciou hoje a associação setorial.

Destacando o "excelente arranque" do setor em 2017, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) adianta que as exportações de matérias-primas têxteis subiram 8,3%, as de vestuário e acessórios 6,4% e as de têxteis lar e outros artigos têxteis confecionados cresceram 2,2%.

No primeiro mês do ano, Espanha, Alemanha, Itália e Holanda foram os mercados comunitários que mais se destacaram pelo maior crescimento absoluto: as exportações setoriais para Espanha aumentaram 4%, para a Alemanha subiram 11%, para Itália cresceram 16% e para a Holanda evoluíram 15%, em termos homólogos.

Entre os destinos não comunitários, o destaque foi para os EUA, que, segundo a ATP, "parecem ter regressado aos bons velhos tempos" e registaram um aumento de 6,6% nas exportações, assumindo-se como o mercado que demonstrou "melhor desempenho em termos absolutos".

Seguiu-se o Canadá, com um crescimento de 40%, e que a associação nota contar agora com a entrada em vigor, provisoriamente, do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá (CETA - 'Comprehensive Economic and Trade Agreement') como "um novo fator impulsionador".

Angola também "voltou aos bons resultados", ao registar um aumento de 48% em janeiro face ao mês homólogo de 2016.

No final do mês, o saldo da balança comercial da indústria têxtil e vestuário portuguesa foi de 130 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 141%.

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.