Vendas nas lojas de moda do Porto aumentaram 20% graças aos turistas
Porto Canal (AYR)
As vendas nas lojas de moda do Porto aumentaram cerca de 20% graças ao crescimento de turismo que se faz sentir na cidade do Porto, avança, esta segunda-feira, a agência Lusa.
“Chineses, brasileiros, russos, australianos, mexicanos, suecos e norte-americanos são alguns dos turistas que chegam ao Porto e que trilham a rota turística da moda na cidade, provocando aumentos de vendas nas lojas na ordem dos 20%, ou mesmo taxas de crescimento na ordem dos 100%”, avança a agência Lusa.
De acordo com o que o designer Luís Buchinho indicou à Lusa, “o volume de vendas aumentou mais ou menos 20%, devido à faixa de clientes internacionais” uma vez que atualmente “começa a haver um cliente que é sensível a uma marca que nunca esteve disponível no seu país ou que lhe suscita interesse por ser uma marca local”.
Segundo dados oficiais do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o crescimento de dormidas em 2016 no Porto e Norte do país registou um crescimento de 12,31%, atingindo quase 6,9 milhões de dormidas, um valor próximo dos sete milhões previstos na Estratégia 2020.
O Instituto de Turismo, em parceria com o TPNP e o Aeroporto do Porto, traçou o perfil do turista que visitou o Porto durante outubro de 2015 e março de 2016, e as conclusões mostraram que o valor do consumo médio por estadia ronda os 745 euros.