Marcelo saúda papa Francisco pelo 4.º aniversário do pontificado

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 mar (Lusa) -- O Presidente da República (PR) saudou hoje o papa Francisco pelo quarto aniversário do pontificado, numa nota onde afirma que a eleição de Jorge Bergoglio marcou "um ponto de viragem" para todo o mundo.

Numa mensagem publicada no 'site' da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa escreve que o dia de hoje representa "uma data de júbilo para crentes e não-crentes, que festejam com enorme alegria a designação do novo papa e a sua corajosa defesa dos valores universais da paz e da justiça".

"A eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio como Sumo Pontífice da Igreja Católica, a 13 de março de 2013, marcou um ponto de viragem para todo o mundo, pela luz de esperança que, em tempos sombrios e de grande incerteza, o magistério do papa Francisco vem incutindo em milhões de seres humanos", acrescenta Marcelo, a dois meses da visita do papa a Portugal.

"Estou certo de que o povo português irá receber o papa Francisco com o mesmo espírito de amizade e de hospitalidade que marcou as visitas dos seus antecessores ao nosso país", diz o Presidente da República, frisando: "Portugal é uma sociedade livre e plural, que respeita a liberdade religiosa e de opinião, reconhecendo o valor histórico das relações com a Santa Sé e a presença multissecular da fé católica entre nós".

Numa entrevista à Rádio Renascença divulgada hoje, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha que a visita do papa Francisco "não será uma visita de Estado, mas terá honras de Estado", revela que Jorge Bergoglio "terá uma audiência com o Presidente da República" e diz que "provavelmente terá também uma audiência com o primeiro-ministro".

De resto, no programa da visita do papa Francisco "será tudo muito abreviado", afirma o PR: "Mesmo no dia seguinte, em que sabemos que estarão cá vários chefes de Estado que fizeram coincidir as suas visitas com o dia 13 de Maio", acrescenta.

"Vir a Lisboa implicaria encontros, um mínimo de permanência, cerimónias -- havia várias instituições que queriam cerimónias (por exemplo, a Universidade Católica Portuguesa celebra os seus 50 anos). E assim ele vai diretamente a Monte Real e lá tem os encontros que tem de ter e que serão breves, muito breves", afirma.

A propósito do programa da visita, Marcelo acrescenta que o papa Francisco "segue de helicóptero para o estádio de Fátima, depois vai por estrada até à Cova da Iria e lá irá à capelinha. Estará depois na procissão das velas. Depois estará nas cerimónias do dia 13 e almoçará com o episcopado português".

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.