Português foi raptado no sábado em Maputo por cinco homens armados

Português foi raptado no sábado em Maputo por cinco homens armados
| País
Porto Canal

Um português foi sequestrado no sábado em Maputo por cinco homens armados, interrompendo uma aparente acalmia que se vinha registando neste tipo de crimes na capital moçambicana, disse hoje à Lusa o porta-voz da polícia em Maputo.

Uma fonte da comunidade confirmou à Lusa a nacionalidade do sequestrado.

Segundo o porta-voz da polícia em Maputo, Orlando Modumane, o homem continua em cativeiro para onde foi levado por "indivíduos não identificados", que seguiam num veículo sem matrícula.

"Infelizmente, quando a polícia dá resposta à criminalidade, os criminosos procuram formas de ludibriar a polícia. Tivemos uma aparente acalmia nos últimos dias, que parece ter sido quebrada pelo que se passou no sábado", disse Orlando Modumane.

O diário O País de Maputo adianta que a vítima foi retirada do seu carro pelos raptores, que a introduziram no veículo em que seguiam e se puseram em fuga.

As principais cidades moçambicanas, sobretudo Maputo, têm sido assoladas nos últimos dois anos por uma onda de raptos, que começaram por atingir empresários e seus familiares, passando a afetar também pessoas de famílias com uma aparente situação financeira folgada.

Várias pessoas foram condenadas a penas de prisão pelo seu suposto envolvimento em sequestros.

Este é o quarto caso confirmado de cidadãos portugueses raptados na capital moçambicana, tendo os restantes sido libertados.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.