Presidente da República faz visita de Estado ao Luxemburgo em maio

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 mar (Lusa) - O Presidente da República vai realizar uma visita de Estado ao Luxemburgo, a convite do grão-duque Henrique, entre 21 e 26 de maio, segundo um projeto de resolução disponível na página do parlamento.

De acordo com o Portal das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que cita dados oficiais do Luxemburgo, no final de 2013 residiam cerca de 90 mil portugueses naquele país, onde a comunidade portuguesa representa 16,5% do total da população e mais de 30% dos estrangeiros.

O Luxemburgo será o sétimo país a receber uma visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa, depois de Moçambique, Suíça e Cuba, em 2016, e de Cabo Verde, Senegal e Croácia, que o chefe de Estado tem previsto visitar entre abril e maio.

Desde que tomou posse, em 09 de março de 2016, o Presidente da República esteve junto de algumas das maiores comunidades emigrantes portuguesas, em Paris, no Brasil, na Suíça, em Nova Iorque, e também em Londres e em Berlim.

O pedido do Presidente da República para que a Assembleia da República autorize esta deslocação vai ser votado na Comissão de Negócios Estrangeiros na próxima terça-feira, dia 14, e depois em plenário.

De acordo com a Constituição, o Presidente da República só pode sair do país com autorização do parlamento. Frequentemente, as datas das deslocações que são aprovadas incluem, por segurança, um ou dois dias a mais do que o período efetivo da visita.

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.