Companhia Nacional de Bailado começa no Porto digressão nacional por 37 destinos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 mar (Lusa) - A Companhia Nacional de Bailado (CNB) começa hoje, no Porto, a digressão nacional que assinala os seus 40 anos de vida, que passará por 37 cidades e vilas do continente e ilhas, apresentando espetáculos com três repertórios.

O Teatro Rivoli, no Porto, é hoje o palco do início da digressão da CNB, com o espetáculo "iTMOi - In The Mind of Igor", do coreógrafo Akram Khan, que foi recentemente apresentado no Teatro Camões, em Lisboa.

De acordo com a CNB, ao todo, durante a digressão nacional, serão apresentados 43 espetáculos e 32 sessões do filme "No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos", da realizadora Cláudia Varejão.

Em junho do ano passado, a então diretora da CNB, Luísa Taveira, numa entrevista à agência Lusa, tinha avançado que a celebração dos 40 anos da companhia envolvia a maior digressão nacional de sempre realizada.

"Achei que fazia todo o sentido fazer uma extensíssima digressão. Apesar de ser, provavelmente, a instituição pública que mais digressões faz, nunca realizou uma deste tamanho. Estaremos de março até julho em digressão", indicou na altura a diretora, cujo cargo foi entretanto ocupado pelo coreógrafo Paulo Ribeiro, devido à entrada de Luísa Taveira no conselho de administração da Fundação Centro Cultural de Belém.

Ao longo da digressão, serão apresentados três programas diferentes: "Programa Reportório", "A Perna Esquerda de Tchaikovski" e "Roriz/Wellenkamp/Forsythe/Naharin", com peças coreográficas de quatro criadores.

Foi a 22 de junho de 1977, que o então secretário de Estado da Cultura, o escritor, professor e poeta David Mourão-Ferreira assinou o despacho de criação da CNB.

A antestreia da companhia deu-se justamente no Porto, a 05 de dezembro de 1977, razão pela qual o início da digressão nacional passa hoje por este palco.

Caldas da Rainha, Bragança, Évora, Faro, Figueira da Foz, Ponta Delgada, Aveiro, Vila Nova de Famalicão, Angra do Heroísmo, Funchal, Lamego, Ovar e Chaves, são algumas das cidades onde a companhia se vai apresentar.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.