Morreu o arquiteto Alcino Soutinho

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 nov (Lusa) - O arquiteto Alcino Soutinho, de 83 anos, distinguido com um Prémio Europa Nostra em 1982, morreu hoje no Porto, disse à agência Lusa fonte da Ordem dos Arquitetos.

Segundo a mesma fonte, o arquiteto sofria de doença oncológica.

Este ano, por ocasião do Dia Nacional do Arquiteto, celebrado em julho, João Belo Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitetos, afirmou que "no seu caminho, no seu fazer, na sua entrega, Alcino Soutinho constitui um exemplo incontornável para os arquitetos portugueses, personificando a dignidade e o prestígio da profissão de arquiteto em Portugal".

O projeto da Biblioteca-Museu Amadeo de Souza Cardoso e dos Paços do Concelho de Amarante valeram-lhe o Prémio Associação de Críticos de Arte -- Secção Portuguesa em 1984. Dois anos antes tinha recebido o Prémio Europa pelo projeto da Pousada de S. Diniz, em Vila Nova de Cerveira.

As Faculdades de Química e de Cerâmica, em Aveiro, o Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, o Centro de Estágios do FC Porto, em Vila Nova de Gaia, a marginal de Vila do Conde e o Eco Resort, em Tróia, são alguns edifícios projetados por Alcino Soutinho.

Em Matosinhos, além dos Paços do Concelho, que "lhe deu a consagração nacional e internacional", como afirmou à Lusa José Fernando Gonçalves, presidente da secção regional norte da Ordem dos Arquitetos, Alcino Soutinho assinou os projetos da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, as urbanizações da Quinta das Sedas e do Palácio da Enseada, a Torre Sinhá e a estação de metropolitano Brito Capelo, entre outros.

NL // APN

Lusa/Fim

+ notícias: País

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.