Greve do SEF nos aeroportos com adesão de 100% em "todas as categorias profissionais"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 nov (Lusa) -- A greve dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) registou hoje de manhã "uma adesão de 100%" nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira, tendo aderido ao protesto "todas as categorias" profissionais, afirmou fonte sindical.

Nos aeroportos, estão garantidos apenas os serviços mínimos o que está a provocar atrasos, entre hora e meia a duas horas, nas chegadas e partidas dos voos internacionais, disse à Lusa Acácio Pereira, do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

Segundo o sindicalista, todos os aeroportos registaram esta manhã uma adesão de 100%, à exceção dos Açores, onde o número de funcionários é tão reduzido que para garantir os serviços mínimos é praticamente impossível aderir à greve.

"Este é um momento histórico porque, pela primeira vez, aderiram todas as categorias profissionais à greve", sublinhou Acácio Pereira, em declarações à Lusa.

Segundo o pré-aviso de greve, a paralisação nas fronteiras de Lisboa realiza-se entre as 06:00 e as 10:00 e entre as 14:00 e as 18:00 e, nas restantes fronteiras e Centros de Cooperação Policial e Aduaneira (CCPA), entre as 07:00 e as 11:00 e entre as 16:00 e as 20:00.

A greve dos inspetores do SEF, que se prolonga até segunda-feira, decorre nos aeroportos, portos marítimos e centros de cooperação policial e aduaneira (CCPA), mas estão garantidos serviços mínimos.

Os inspetores protestam contra os cortes previstos para as remunerações em 2014, a falta de pessoal e a proposta do Governo do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas, que é "omissa" em relação à continuidade dos inspetores como corpo especial de polícia, segundo o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF-SEF).

O primeiro dia de greve, que abrange os funcionários de investigação e fiscalização a trabalhar nos departamentos do SEF, decorreu na passada quinta-feira e contou com uma adesão de 70%, de acordo com o sindicato.

SIM (CMP) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.