Douro recebe operadores turísticos internacionais e quer fazer novos negócios

| Economia
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 07 mar (Lusa) - O Douro vai receber 14 operadores turísticos provenientes de 12 países, numa ação de divulgação da região que visa "angariar novos negócios" e que está integrada no projeto "O Douro à Volta do Mundo -- Magellan World".

O "Magellan World" é promovido pela Associação dos Empresários Turismos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), com sede em Vila Real, e resulta de uma candidatura ao Programa Norte 2020 de cerca de 790 mil euros, com uma comparticipação comunitária de 671 mil euros.

A AETUR sublinhou hoje, em comunicado, que os operadores turísticos vão entrar em Portugal pelo Porto e, entre os dias 17 e 21 de março, vão percorrer diferentes locais do Douro, "sempre com uma perspetiva de fazer negócio".

"Estes parceiros comerciais vão estar atentos aos serviços da região. Vêm conhecer as unidades hoteleiras, as múltiplas ofertas regionais e os circuitos integrados que podem comercializar, nas variáveis de turismo, vinho e cultura", afirmou Alberto Tapada, um dos responsáveis pela associação.

Para este dirigente, o objetivo da ação de divulgação internacional do Douro "é angariar novos negócios, alinhar a região com novos mercados e promover Portugal".

Durante a estadia, os operadores turísticos vão ter oportunidade de conhecer, por exemplo, o Porto e o seu centro histórico, o Palácio de Mateus, em Vila Real, várias quintas e turismos rurais no Douro, experimentar diferentes provas e experiências vínicas e recreações históricas, conhecer o Museu do Douro, o Mosteiro de Tarouca e a Torre de Ucanha, fazer uma viagem de barco pelo rio Douro, e até realizar um 'workshop' de barro de Bisalhães, cujo processo de fabrico foi recentemente classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Os operadores turísticos chegam da Austrália, Brasil, Estados Unidos da América, República Checa, Israel, China, Holanda, Espanha, Rússia, República Eslovaca, Bélgica e Alemanha.

Esta visita faz parte das ações de promoção internacional do Douro, que estão previstas no projeto "O Douro à Volta do Mundo -- Magellan World".

O projeto segue à boleia do navegador Fernão de Magalhães e quer divulgar pelo mundo este território classificado pela Unesco em 2001.

No âmbito desta iniciativa, em setembro, o Douro recebeu bloggers e jornalistas especializados de vários mercados internacionais e, depois, em outubro, uma delegação de empresas e instituições deslocou-se a São Paulo, no Brasil, para presentar os seus produtos, o projeto magalhânico e a região.

Esta terceira ação é "totalmente focada na comercialização do vale do Douro".

"Este desenho das ações promocionais não surge por acaso. Primeiro falamos e transmitimos a região e depois preparamos o caminho para quem quer comprar", afirmou Alberto Tapada.

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