Bienal de Veneza: Cacillheiro "Trafaria Praia" recebeu 100 mil visitantes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 nov (Lusa) - O cacilheiro "Trafaria Praia", criado pela artista Joana Vasconcelos para representar Portugal na Bienal de Arte de Veneza 2013, recebeu cerca de 100 mil visitantes desde a inauguração, a 31 de maio deste ano.

Fonte do ateliê de Joana Vasconcelos, em Lisboa, disse à agência Lusa que o cacilheiro realizou 252 viagens na lagoa de Veneza, contadas até ao início desta semana, e levou a cabo um programa cultural com cinco conferências e cinco concertos.

O "Trafaria Praia" chegou a Veneza no final de maio, depois de cerca de duas semanas de viagem desde Lisboa, e foi oficialmente inaugurado ao público no dia 31 desse mês, atracado junto aos Giardini.

Contactado pela agência Lusa, o comissário do projeto, Miguel Amado, disse que "o número de visitantes é sempre relativo, porque é necessário comparar com os números de representações portuguesas anteriores e da própria Bienal", que encerra no domingo.

"Em termos absolutos a média de visitantes foi sempre muito boa", apontou.

Questionado sobre as 100 mil entradas em seis meses, o dobro em relação ao número de visitantes do Pavilhão de Angola, vencedor, este ano, do Leão de Ouro de Veneza, o prémio principal, para a representação nacional, Miguel Amado disse que "tem muito a ver com a localização".

"O cacilheiro estava situado num lugar perto da entrada principal da exposição geral", os Giardini, em Veneza, enquanto a representação de Angola ficava bastante mais distante, no Palácio Cini.

"Também era um projeto muito apelativo para os visitantes devido às viagens pela lagoa, e com o programa cultural", recordou o curador, justificando desta forma o sucesso do público.

Miguel Amado destacou ainda a possibilidade de o projeto sobreviver além da bienal, e que possa continuar a ser visitado pelo público, "o que é uma situação inédita para uma obra artística nesta situação".

Antes da partida, ainda em Lisboa, o "Trafaria Praia" foi alvo de um restauro no estaleiro da Navaltagus, no Seixal, e de uma transformação no interior, e no exterior, concebida pela artista para esta 55.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza.

O barco foi coberto no exterior com uma faixa de azulejos que mostram uma vista panorâmica de Lisboa, e o interior foi revestido a cortiça, material também usado para mobiliário do barco.

Também no interior, a artista criou uma intervenção em têxteis em tons de azul e branco, semeados com pontos de luz.

Depois de ter transportado 11 milhões de pessoas durante 51 anos, no Tejo, o cacilheiro "Trafaria Praia" esteve durante seis meses a ser manobrado por tripulantes da Transtejo na lagoa de Veneza.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.