UE aplica medidas de controlo a canabinóide sintético vendido como cannabis "legal"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 27 fev (LUsa) - A União Europeia vai passar a aplicar medidas de controlo a um canabinóide sintético potencialmente perigoso, o MDMB-CHMICA, que é vendido em lojas online como um substituto "legal" da cannabis.

"A UE reagiu hoje a sérias preocupações relacionadas com o uso do canabinóide sintético MDMB-CHMICA ao decidir submetê-lo a 'medidas de controlo' em toda a União", pois "a substância em questão tem vindo a levantar preocupações de saúde depois de os Estados-membros terem relatado os efeitos prejudiciais relacionados com o seu uso", indicou hoje, em comunicado, o Observatório Europeu das Drogas e da Toxicodependência, com sede em Lisboa.

A decisão do Conselho Europeu foi adotada na fase final de um procedimento legal de três níveis desenhado para responder a novas substâncias psicotrópicas potencialmente ameaçadoras no mercado.

O Comité Científico do OEDT fez uma análise formal dos riscos desta droga em julho de 2016 - com a participação de peritos dos Estados-membros, da Comissão Europeia, da Europol e da Agência Europeia do Medicamento, focando-se nos riscos de saúde e sociais, mas também riscos relacionados com o tráfico internacional e envolvimento do crime organizado.

"[O relatório] concluiu que a potência do MDMB-CHMICA e que as quantidades altamente variáveis do composto encontradas em produtos de ervanária constituem um risco sério de toxicidade aguda", realçou o observatório das drogas.

Em julho de 2016 a droga tinha sido detetada em 23 Estados-membros, bem como na Turquia e na Noruega. Também tinha sido identificada em amostras de 25 doentes intoxicados e 28 cadáveres. Em 12 destas mortes, o MDMB-CHMICA foi considerado a causa, ou contribuiu para, a morte, avisa o OEDT.

O MDMB-CHMICA foi identificado no Sistema de Alerta Avançado da UE em 2014. "Vende-se como um substituto 'legal' para o cannabis por empresas de químicos e lojas online numa variedade de formas (em pó ou em produtos comercializados com a designação 'pedra legal'".

Na UE, 16 Estados-membros (aos quais se juntou a Turquia) já reconheceram a ameaça que esta substância representa, pelo que já adotaram medidas para a controlar ao abrigo da sua legislação.

No entanto, a decisão de hoje implica o prazo de um ano para que todos os Estados-membros introduzam controlos ao MDMB-CHMICA na sua legislação.

NVI // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.