Síria: Conselho de Segurança ONU vota resolução de sanções 3ª feira com veto da Rússia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 27 fev (Lusa) -- O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai votar na terça-feira um projeto de resolução que impõe sanções à Síria, acusada de ter usado armas químicas, revelaram hoje diplomatas.

A Federação russa, aliada do regime sírio do Presidente Bachar al-Assad, avisou na semana passada que iria vetar este projeto, cujo voto está marcado para as 11:30 locais (16:30 de Lisboa). Moscovo já exerceu por seis vezes o seu direito de voto para proteger o regime de Damasco.

O projeto de resolução, proposto por EUA, França e Reino Unido, impõe uma interdição de viajar a 11 sírios, principalmente dirigentes militares, a quem também congelaria os bens no estrangeiro, medida esta estendida também a 10 pessoas coletivas.

O texto interdita também a venda, o fornecimento ou a transferência para o Governo sírio ou as suas Forças Armadas de helicópteros e outro material.

Este projeto de resolução segue-se a um inquérito conjunto conduzido pela ONU e a Organização para a Interdição das Armas Químicas, que concluiu em outubro que o regime sírio fez pelo menos três ataques com armas químicas em 2014 e 2015 contra as cidades de Tell Mannas, Qmenas e Sarmin.

Os investigadores também apuraram que os milicianos do grupo que se designa por Estado Islâmico usaram gás mostarda em 2015.

O embaixador adjunto russo na ONU, Vladimir Safronkov, tinha denunciado na sexta-feira uma medida de ""sentido único", baseada em provas "insuficientes".

O regime de Damasco nega ter utilizado armas químicas neste conflito, que já causou mais de 300 mil mortos desde 2011.

RN // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.