Aumento do salário mínimo "está condicionado" a apreciação da 'troika' - secretário de Estado do Emprego

Aumento do salário mínimo "está condicionado" a apreciação da 'troika' - secretário de Estado do Emprego
| Política
Porto Canal

O secretário de Estado do Emprego, Otávio de Oliveira, afirmou hoje, em Barcelos, que o eventual aumento do salário mínimo nacional "está condicionado" a uma apreciação dos credores internacionais de Portugal.

"É uma matéria que está no acordo do memorando de entendimento como sendo algo que está condicionado a uma apreciação dos credores de Portugal. O memorando de entendimento previu essa condição, não podemos estar a ignorar os compromissos que Portugal assumiu", referiu.

Otávio de Oliveira sublinhou que a questão do aumento do salário mínimo já foi abordada pelo primeiro-ministro em sede de Concertação Social e que o assunto será "aprofundado" em diálogo com os parceiros sociais.

Para o governante, a competitividade da economia portuguesa não deve ser baseada em baixos salários, mas sim em "fatores importantes" como a inovação, a tecnologia e a competitividade.

"Estamos a trabalhar na qualificação das pessoas, a apoiar a inovação, para que Portugal tenha, designadamente em setores transacionáveis ligados à exportação, acrescida competitividade", referiu.

O secretário do Estado falava à margem da assinatura de um protocolo entre a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) e a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, no âmbito do plano nacional de microcrédito.

A aposta da ACIB é que fruto deste protocolo sejam criadas na região, nos próximos dois anos, 500 novas empresas e 2.000 postos de trabalho.

Otávio de Oliveira admitiu que o microcrédito, apesar de não ser a "varinha mágica" que resolve o problema do desemprego, é "mais um instrumento" para o combater.

Admitindo que os níveis de desemprego em Portugal são "relativamente elevados", enfatizou os "alentos" dos últimos indicadores económicos, nomeadamente os que apontam para a criação de 120 mil novos empregos nos segundo e terceiro trimestres de 2013.

Lembrou ainda que os dados oficiais colocam o desemprego no final de outubro "ligeiramente abaixo" do registado há um ano.

Disse ainda que até a área do desemprego jovem, com números "assustadores" de 36%, registou uma diminuição de três pontos percentuais.

Apontou que nos primeiros 10 meses deste ano as ofertas que o Instituto do Emprego e Formação Profissional trabalhou cresceram 46%, tendo as colocações no mercado de trabalho crescido cerca de 37%.

"De alguma forma, há aqui um caminho de sucesso. E é proibido desistir", alertou, vincando que o combate ao desemprego é a "primeira prioridade" do Governo.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.