"Cabe ao Governo decidir e ser mais assertivo com a 'troika'" - UGT

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 nov (Lusa) -- O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, reconheceu hoje que Portugal enfrenta constrangimentos orçamentais, mas defendeu que cabe ao Governo o papel de defender os interesses nacionais junto da 'troika'.

"Compreendemos os constrangimentos orçamentais, mas cabe ao Governo decidir e ser mais assertivo com a 'troika'", disse Carlos Silva aos jornalistas depois de um encontro de quase duas horas e meia com o Vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.

Na reunião, destinada a discutir o Guião da Reforma do Estado, a central sindical transmitiu a Paulo Portas "qual é o papel da UGT, quais são as linhas vermelhas e onde há possibilidade para haver conversações".

"A margem negocial do Governo é muito complicada em função do argumento 'troika'. O que nós enxertámos ao Vice-primeiro-ministro foi o seguinte: quando falamos com um membro do Governo falamos com o Governo, não estamos a fazer diálogos setoriais nem interministeriais. Não estamos de acordo em discutir quaisquer matérias que deixem de fora outras que para a UGT são essenciais", salientou Carlos Silva.

O sindicalista assegurou que "a UGT não vai fazer quaisquer acordos" com o Governo, a não ser que sejam colocadas em cima da mesa matérias consideradas essenciais para a central sindical, nomeadamente, o aumento do salário mínimo nacional (SMN).

"Não há qualquer compromisso assumido por parte da central se não estiver em cima da mesa o SMN, o desbloqueamento da negociação coletiva, e outras duas matérias essenciais, como sejam a discussão dos vínculos da Administração Pública e aquilo que o Governo quer fazer em nome de uma determinada eficiência e à qual a UGT chama de um despedimento na Administração Pública", reforçou Carlos Silva.

Embora tenha reconhecido "preocupação por parte do Governo para acolher os argumentos da UGT, uma coisa é preocupação e outra coisa é abertura".

"Julgo que o Governo não consegue passar à 'troika' os argumentos da UGT porque o Governo diz que a 'troika' é insensível em algumas matérias, nomeadamente, quanto ao SMN e se o é, cabe ao Governo junto da 'troika' tentar explicitar que argumentos pode apresentar para levar a UGT à mesa das negociações", acrescentou Carlos Silva.

A 'troika' é composta pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pela Comissão Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE).

O líder da UGT disse ainda aos jornalistas que Paulo Portas se comprometeu a levar o Guião da Reforma do Estado à concertação social "antes do final do ano, em dezembro".

Carlos Silva disse ter transmitido igualmente a Paulo Portas a discordância da UGT, quer relativamente à lei da convergência de pensões, quer a alteração do fator de sustentabilidade no cálculo das pensões.

SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.