EUA impedem sírio que trabalhou em filme nomeado de ir à cerimónia dos Óscares

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 25 fev (Lusa) -- As autoridades de imigração dos Estados Unidos decidiram impedir a entrada de um jovem cineasta sírio que trabalhou no filme "Os capacetes brancos" nomeado para os Óscares, que vão ser entregues na noite de domingo.

Segundo correspondência interna da administração do Presidente norte-americano, Donald Trump, a que a agência Associated Press (AP) teve acesso, o Departamento de Segurança Interna decidiu à última hora impedir Khaled Khateeb de viajar para Los Angeles para assistir à cerimónia dos Óscares.

Khateeb, de 21 anos, devia chegar hoje a Los Angeles num voo da Turkish Airlines procedente de Istambul. Contudo, os planos alteraram-se, depois das autoridades norte-americanas terem reportado a descoberta de "informação depreciativa" relativamente a si.

A expressão abarca uma ampla categoria de situações em que se incluem desde ligações ao terrorismo até irregularidades no passaporte.

Em resposta à AP, Gillian Christensen, porta-voz do Departamento de Segurança Interna, afirmou: "È necessário um documento de viagem válido para se viajar para os Estados Unidos".

"Os Capacetes Brancos" ("The White Helmets"), de 40 minutos, nomeado para o Óscar de Melhor Documentário de Curta-metragem, acompanha os voluntários que socorrem vítimas dos ataques, na Síria, desarmados, munidos de capacetes brancos.

Se o filme vencer o Óscar, o prémio irá para o realizador britânico Orlando von Einsiedel e para a produtora Joanna Natasegara.

A 30 de janeiro, a produtora tinha dito que o responsável pela organização síria de socorro The White Helmets, que resgata vítimas dos combates no país, e o diretor de fotografia do documentário, estavam impedidos de entrar nos Estados Unidos.

"Dissemos sempre que, se fossemos nomeados [para os Óscares], levaríamos connosco [a Los Angeles], como nossos convidados, Raed Saleh, o responsável dos 'The White Helmets', que já falou muitas vezes em Washington, e Khaled Khateeb, o jovem diretor de fotografia que arriscou a sua vida muitas vezes" na Síria, afirmou, na altura, Joanna Natasegara.

Um visto para Khaled Khateeb participar na cerimónia dos Óscares chegou, com efeito, a ser emitido, mas as autoridades turcas detiveram-no esta semana, segundo a correspondência interna do governo norte-americano, e de repente ele precisou de uma isenção por parte dos Estados Unidos para poder entrar no país, sendo que a correspondência citada pela AP indica que não deverá ser concedida.

Não há explicação na correspondência relativamente à razão pela qual a Turquia deteve Khaled Khateeb.

DM (MAG) // DM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.