Rastreio ao cancro oral vai realizar cerca de 5.000 biópsias por ano

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 nov (Lusa) -- O coordenador do Programa de Saúde Oral, Rui Calado, estima que, a partir de janeiro, Portugal inicie o programa de diagnóstico precoce ao cancro oral, realizando por ano cerca de cinco mil biópsias.

Rui Calado, que falava aos jornalistas à margem do Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, explicou que o programa de diagnóstico precoce e de rastreios ao cancro oral está praticamente pronto a arrancar, faltando apenas ultimar a parte informática.

Este programa passa por um trabalho de parceria entre os médicos de família e os cerca de três mil dentistas que integram o Programa Nacional de Saúde Oral, podendo qualquer um deles detetar lesões que eventualmente sejam suspeitas de cancro oral.

"Se o médico de família entender que precisa de uma confirmação diagnóstica e de uma biopsia encaminha para um conjunto de médicos dentista, que farão parte de uma rede nacional que estamos a construir, que por sua vez irão confirmar essa observação", explicou Rui Calado.

Por outro lado, o dentista que diagnostique uma lesão suspeita pode também contactar o médico de família do doente.

Além disso, haverá uma rede de 200 médicos espalhados "de forma equilibrada" pelo país com a tarefa de realizarem a biópsia.

Fazendo contas com base em mil cancros orais identificados no ano passado em Portugal, o responsável estima que seja preciso realizar cerca de cinco mil biópsias por ano.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Professores querem recuperação do tempo de serviço em três anos

A Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL) defendeu esta quinta-feira a recuperação do tempo de serviço em três anos durante uma reunião com a tutela, que vê com “vontade clara e determinada em resolver os problemas”.

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).