Portugal vence World Photo Cup no Japão entre melhores fotógrafos de 26 países

Portugal vence World Photo Cup no Japão entre melhores fotógrafos de 26 países
| País
Porto Canal

A equipa de fotógrafos portugueses que esta semana participou no Japão na World Photographic Cup (WPC) 2017 foi a vencedora dessa competição internacional, também disputada por outras 25 seleções de profissionais de imagem.

Funcionando como um campeonato do mundo em que os fotógrafos propostos por cada país concorrem individualmente a várias categorias de imagem, e contribuem depois com os seus resultados pessoais para a classificação coletiva da seleção que representam, o evento volta assim a distinguir Portugal com o 1.º lugar da tabela, que já venceu no ano passado.

"Parabéns à equipa de Portugal por ganhar o WPC duas vezes seguidas", declara, no 'site' do evento, o presidente do júri, Jorgen Brandt, referindo que a quarta edição do campeonato foi "uma competição incrivelmente renhida".

Rui Pires, que preside à Associação Portuguesa de Profissionais de Imagem (APPImagem), e nessa condição convoca os concorrentes nacionais entre os diversos candidatos inscritos para o efeito, também disse à Lusa: "Estou muito orgulhoso do trabalho dos nossos profissionais. Arrecadado por um país tão pequenino como o nosso, este prémio só mostra que somos grandes no que fazemos".

Já Giuseppe Scozzi, diretor executivo do WPC, realça o significado internacional do prémio, ao referir que "nunca houve antes um programa que envolvesse assim a fotografia". O mesmo responsável acrescenta que os participantes vêm, por isso, demonstrando uma crescente "onda de entusiasmo no sentido de darem o seu melhor pelo país que representam".

A equipa portuguesa que concorreu às seis categorias da edição do WPC de 2017 reuniu um total de 15 fotógrafos de várias regiões do país.

Diogo Freitas, José Almeida e João Carlos disputaram a modalidade de Fotografia Comercial, enquanto Carlos Resende, Daniel Rodrigues e Nuno Sá foram os selecionados para as categorias de Natureza, Paisagem e Vida Selvagem.

Na secção de Ilustração e Arte Digital, a representação nacional coube a José Almeida, Diogo Freitas e Diamantino Jesus e, na de Retrato, os concorrentes foram Diamantino Jesus, Fernando Branquinho e André Brito.

À categoria de Reportagem e Fotojornalismo concorreram ainda trabalhos de José Ferreira, António Tendim e Rui Palha, sendo que, à de Casamento, se candidataram fotografias de Miguel Matos, Nelson Marques e Pedro Vilela.

Na edição deste ano só houve uma medalha a título individual para um fotógrafo português - a de bronze para o lisboeta José Almeida, na categoria de Ilustração -, mas foi a soma de todas as classificações pessoais, obtida por cada membro da equipa que, mesmo assim, garantiu o título coletivo a Portugal.

Em segundo lugar na classificação de grupo, ficou a seleção dos Estados Unidos e, em terceiro, a equipa da Rússia.

As medalhas de ouro individuais, por sua vez, foram distribuídas por fotógrafos da Finlândia, Eslováquia, Reino Unido, Rússia, México e Singapura.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.