Cavaco diz ter "grande respeito" pelos antecessores e não comenta declarações de Soares

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 nov (Lusa) - O Presidente da República manifestou hoje o "grande respeito" pelos anteriores chefes de Estado, escusando-se a comentar as declarações de Mário Soares, que quinta-feira pediu a sua demissão.

"Já disse noutra ocasião e repito agora que tenho um grande respeito pelos antigos Presidentes da República e, por respeito e defesa da dignidade do órgão de soberania que é a Presidência da República, eu nunca fiz, nem nunca farei qualquer comentário sobre aquilo que dizem os antigos Presidentes da República", afirmou o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, quando questionado sobre as declarações de Mário Soares na quinta-feira.

Na quinta-feira à noite, na abertura da conferência "Em defesa da Constituição, da Democracia e do Estado social", o ex-chefe de Estado Mário Soares defendeu a demissão do Presidente da República e do Governo, dizendo que o devem fazer enquanto é tempo de "irem para suas casas pelo seu pé" e evitarem "uma onda de violência".

Interrogado sobre as acusações de que foi alvo na conferência de que não respeita a Constituição, Cavaco Silva disse não ser comentador.

"Não sou comentador e não faço comentários", sustentou o Presidente da República, que falava aos jornalistas no final da inauguração do centro internacional da Nokia, em Alfragide.

VAM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.