Instituto de Saúde Pública alerta para vantagens da realização do teste ao VIH

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 22 nov (Lusa) - O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai associar-se a instituições, especialistas e líderes governamentais de toda a Europa durante uma semana para aumentar o conhecimento sobre as vantagens do teste ao VIH.

Em declarações hoje à Lusa, o diretor do ISPUP, Henrique Barros, que foi Coordenador Nacional para a Infeção VIH/SIDA de 2005 a 2011, salientou que a realização deste teste é fundamental "para não vivermos com a falsa noção" de que a infeção está a diminuir.

"O número de casos diagnosticados anualmente ainda é dos mais altos da Europa Ocidental. Embora não se saiba objetivamente o que se está a passar nestes últimos tempos, o que se teme é que com estes problemas de natureza económica possa haver uma regressão no que se refere à prevenção e diagnóstico atempado da doença", frisou.

A realização deste teste que é "barato" é a forma de "ativar os mecanismos para detetar as infeções", sempre que há dúvidas em relação a determinados comportamentos.

"O número de infeções estava a diminuir mas, claro que se não fizermos os testes, aumenta a sensação de que o número de casos vai abrandar mais. A doença é silenciosa e só se manifesta vários anos depois de o doente se ter infetado", referiu o especialista, frisando, por isso, a necessidade de alertar para a importância de realizar estes testes VIH que são de "fácil acesso".

Com início oficial hoje, a Semana Europeia do Teste VIH é assinalada pelo ISPUP com um conjunto de atividades, a decorrer até 29 de novembro. Entre quarta e sexta-feira, a Unidade Móvel do Centro de Acompanhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA Porto, irá estar presente (durante o período da tarde) nas imediações do ISPUP, para realização de aconselhamento e teste, de forma anónima, confidencial e gratuita

O programa inclui, na terça-feira, uma formação, orientada para trabalhadores do sexo e utilizadores de drogas, em colaboração com a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), e às, 14:00, o auditório do Instituto recebe Miguel Rodrigues Pereira (membro fundador da Abraço e seropositivo), Manuel Pizarro (vereador da Câmara Municipal do Porto e Secretário de Estado da Saúde nos XVII e XVIII governos constitucionais) e Ana Cláudia Carvalho (médica infetologista no Hospital de S. João) para uma mesa-redonda.

Moderada por Henrique Barros, esta conversa irá incidir na temática do teste ao VIH e a sua importância na redução do diagnóstico tardio da infeção, assim como em algumas questões associadas, tal como o estigma e discriminação.

O cineasta Joaquim Pinto leva ao ISPUP a exibição do seu documentário multipremiado "E agora? Lembra-me". A viver com VIH e com o vírus da Hepatite C (VHC) há quase 20 anos, Joaquim Pinto define "E Agora? Lembra-me" como "o caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC".

Na quarta-feira, a atividade no ISPUP é direcionada para os mais jovens, com a realização de uma ação de formação sobre o VIH/SIDA a alunos do ensino secundário.

Coordenada pela plataforma HIV in Europe, a Semana Europeia do Teste de VIH tem por objetivo principal a redução do número de diagnósticos tardios. A decorrer sob o lema "Fala sobre o VIH. Faz o teste!", esta iniciativa pretende encorajar as populações a solicitar o teste de VIH e garantir que o alargamento deste rastreio chega também aos grupos e pessoas mais vulneráveis.

PM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.