S. João da Madeira alarga Turismo Industrial às artes gráficas e à colchoaria

| Norte
Porto Canal com Lusa

S. João da Madeira, Aveiro, 21 fev (Lusa) - Os roteiros de Turismo Industrial em S. João da Madeira alargam-se em maio às artes gráficas e à colchoaria, para que o público conheça também esses setores em contexto de laboração, revelou o presidente da Câmara, Ricardo Oliveira Figueiredo.

Em causa está o programa museológico que desde 2012 vem levando turistas a conhecerem fábricas, museus e centros tecnológicos relacionados com os produtos mais emblemáticos do concelho: o chapéu, o calçado, o lápis e as etiquetas têxteis e passamanarias.

"Estes roteiros revelaram-se um tal sucesso que sentimos a necessidade de incluir no projeto outras indústrias representativas de S. João da Madeira", declarou à Lusa o presidente da autarquia, que fixou em mais de 100.000 o número de visitantes que participou nesses circuitos desde o seu lançamento.

"Agora vão entrar no programa três novas empresas: a Bulhosas, que faz etiquetas em papel e autocolantes, trabalha muito para a indústria do vinho e já tem uma sala-museu própria nas suas instalações; a Flexitex, que fabrica diferentes tipos de tecido para a indústria de colchoaria nacional e internacional; e a Molaflex, que produz colchões para os clientes mais exigentes em todo o mundo", explicou Ricardo Oliveira Figueiredo.

O investimento necessário para a expansão do projeto ronda os 100.000 euros e será aplicado sobretudo na adaptação desses espaços fabris à circulação de turistas - sempre em horário de laboração real - e também na produção dos suportes impressos e audiovisuais que deverão acompanhar cada visita.

"Juntamente com os nossos museólogos e técnicos de turismo, temos que definir qual o melhor circuito a seguir pelo visitante dentro de cada fábrica e depois é preciso identificá-lo com sinalética específica", exemplificou o autarca.

"Os guias também vão ter formação específica sobre estas empresas, para conhecerem em detalhe os seus processos de fabrico, os seus diferentes produtos e uma série de outros aspetos que possam ser de interesse para o turista", acrescentou.

Para o presidente da Câmara, a diversidade do programa de Turismo Industrial sairá beneficiada com estas novas adesões porque em causa estão duas indústrias que "souberam crescer em paralelo ao desenvolvimento" de S. João da Madeira.

"A colchoaria sempre se abasteceu dos seus diversos componentes em várias fábricas do concelho", observou o autarca, referindo como exemplo a própria Molaflex, que adquire os seus tecidos na Flexitex. "Foi em consequência da experiência local no fabrico de molas e tecidos, aliás, que a cidade se iniciou na produção de bancos de automóvel e tem cá hoje a empresa que é líder mundial do setor", acrescentou, em alusão à Faurecia.

Já no que concerne à Bulhosas, Ricardo Oliveira Figueiredo salientou que esta firma se destaca por exercer uma influência transversal a toda a economia do concelho. "Como fabricante de etiquetas, embalagens, sacos de papel e outras formas gráficas de identificar produtos, a empresa sempre prestou um serviço de que todos os setores precisavam e, por isso mesmo, acompanhou de perto a evolução de toda a indústria de S. João da Madeira", concluiu.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.