Câmara de Gaia começa em março obras na rede viária no valor de 5ME

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 20 fev (Lusa) - A câmara de Gaia vai investir cinco milhões de euros em reabilitação de rede viária, num conjunto de arruamentos cujas intervenções têm início em março e se estendem ao longo do ano, informou hoje o vice-presidente Patrocínio Azevedo.

Em causa está um conjunto de intervenções que engloba obras em todas as freguesias, sendo o segundo pacote semelhante aprovado este mandato, totalizando um investimento de 10 milhões de euros.

Esta tarde, numa reunião de câmara conduzida pelo vice-presidente da autarquia de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, foi aprovado por unanimidade a celebração de Acordos Quadro que na prática se materializam em concursos para empreitadas para pavimentação, arranjos, passeios, entre outras obras.

Em declarações à agência Lusa, Patrocínio Azedo explicou que o primeiro pacote de obras começou a ser executado em finais de 2015, estando atualmente 98% realizado.

Na mesma reunião foi também aprovada uma Unidade de Execução com vista a permitir uma permuta de terreno na freguesia de Canidelo, tratando-se exatamente do espaço que acolhe o clube de futebol local.

O Sport Clube Canidelo "vive" num terreno da Junta de Freguesia de Canidelo, espaço doado pela família Marques Gomes, uma família que tem o nome associado a muitos arruamentos e edifícios naquela localidade.

A aprovação desta unidade de execução é, na prática, explicou Patrocínio Azevedo, "um formalismo que decorre de um processo e compromisso antigo", traduzindo-se na possibilidade dos proprietários realizarem uma permuta de terrenos sem que o Canidelo deixe de ter instalações.

O campo, que atualmente não tem as condições desejáveis, será construído de raiz num terreno mais atrás face à atual localização, sendo a empreitada da responsabilidade da família dona do terreno ou de um futuro investidor.

A Mercadona, uma cadeia espanhola de supermercados, já mostrou interesse no espaço, existindo a expectativa de que venha a criar cerca de 60 postos de trabalho, abrindo em finais de 2018.

"É uma mais-valia para a freguesia, para a câmara, para o clube e para a população. Existe ali atualmente um complexo com pouca dignidade e com a construção de um novo equipamento serão dadas melhores condições sobretudo aos atletas", explicou o vice-presidente.

Já no período antes da ordem do dia, na sequência da preocupação manifestada pelo vereador da oposição, o social-democrata, Firmino Pereira, quanto ao "atraso" no lançamento de concurso para a segunda fase de obras no hospital de Vila Nova de Gaia, Patrocínio Azevedo disse ter "boas expectativas".

"A abertura do concurso deverá decorrer durante o mês de março", apontou já à margem da sessão.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Passagem superior da Granja construída há mais de um ano abriu esta terça-feira

A passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, entrou esta terça-feira em funcionamento, adiantou à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu vai ficar sem carros às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados, até ao dia 21 de setembro, anunciou esta terça-feira a Câmara.

Encontrado corpo de pescador desaparecido no rio Douro em Bragança

O cadáver de um pescador de 54 anos foi recuperado esta terça-feira ao início da noite, pois ter sido dado como desaparecido nas margens do Douro Internacional, em Mazouco, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, disse à Lusa fonte da GNR.