Diretora regional e diretor aplaudem estatuto de Museu Nacional para Conímbriga

| País
Porto Canal com Lusa

Condeixa-a-Nova, Coimbra, 20 fev (Lusa) -- A diretora regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, e o diretor do Museu de Conímbriga, Virgílio Correia, congratularam-se hoje com a passagem desta estrutura a Museu Nacional, realçando que na prática tal estatuto já é reconhecido pelo Estado.

"Fico muito satisfeita", declarou Celeste Amaro à agência Lusa, realçando a importância de a região Centro passar "a ter mais um museu nacional", em Condeixa-a-Nova, além dos museus Grão Vasco e Machado de Castro, em Viseu e Coimbra, respetivamente.

Na opinião da diretora regional de Cultura, o novo estatuto poderá trazer "algum impulso à dinâmica" do Museu Monográfico de Conímbriga, no distrito de Coimbra, e fazer com que "as pessoas retomem o gosto" de visitar a antiga cidade romana e as infraestruturas associadas.

O Museu de Conímbriga, junto à povoação de Condeixa-a-Velha, "depende da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC)", disse, admitindo que "uma das vantagens" de passar a ter a palavra "nacional" na designação oficial seja a de manter a gestão do museu na esfera de responsabilidade da Administração Central, num momento em que o Governo prepara a transferência de um conjunto de competências para as autarquias.

Trata-se, no entanto, de um processo que "ainda vai demorar algum tempo", após parecer não vinculativo do Conselho Nacional de Cultura, cuja secção de museus vai reunir-se para o efeito na quinta-feira, referiu.

Por sua vez, o diretor do Museu de Conímbriga, Virgílio Correia, afirmou à Lusa que este "sempre teve uma dimensão peculiar", na dependência do Estado, "apesar de não se chamar nacional".

Contudo, para o arqueólogo, "descansa muito saber-se que isso é assim" e que o Governo pretende reforçar essa categoria nacional do Museu Monográfico que dirige há 17 anos.

Virgílio Correia anunciou, em janeiro, que vai manter-se em funções até abril, para permitir a escolha de um novo responsável através de concurso público, como anunciado pela DGPC em finais de 2016.

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, disse hoje que o Museu Monográfico de Conímbriga deverá passar a ser Museu Nacional.

Luís Filipe Castro Mendes falou desta decisão na emissão de hoje do programa da RTP Bom Dia Portugal, realçando que o caso de Conímbriga é o mais concreto em análise, sem que tal ponha de parte uma eventual decisão sobre outros museus.

A página do Museu de Conímbriga na internet explica que esta estrutura foi fundada em 1962 e tutela as ruínas da cidade romana com esse nome, abertas ao público desde 1930.

CSS (SSS) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.