Município de Leiria promove educação ambiental

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 20 fev (Lusa) - A agenda para a educação ambiental do Município de Leiria quer aumentar o grau de consciência da população nestas matérias, anunciou hoje a autarquia liderada por Raul Castro.

Com um amplo programa de atividades destinado ao público em geral e população estudantil, a decorrer até julho de 2017, a estratégia de educação ambiental do Município assenta na dinamização de atividades que se irão desenvolver em diferentes núcleos: no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), nas escolas do concelho, no Centro Azul da praia do Pedrogão e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Leiria.

"Pretendemos, através do desenvolvimento de projetos e campanhas de sensibilização, aumentar o grau de consciência ambiental da população, alargar a participação da comunidade local na educação ambiental, dinamizar projetos escolares para a formação ambiental e fomentar boas práticas ambientais", afirmou Anabela Graça, vereadora da Educação, citada numa nota de imprensa.

Segundo a autarca, a agenda "materializa a ação do município e de todos os parceiros que em rede irão criar dinâmicas para diferentes públicos, dinamizando exposições, visitas de estudo, projetos, concursos e 'workshops' para alunos do ensino secundário", o que irá contribuir para "o desenvolvimento de uma população ambientalmente informada e responsável, no sentido de proteger os valores do ambiente e da qualidade de vida".

Na nota de imprensa, o Município adianta que a preocupação com as questões ambientais assenta num trabalho transversal. Um dos exemplos é a elaboração da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Leiria, que vai ser submetida à aprovação na próxima sessão da Assembleia Municipal, um trabalho desenvolvido na sequência da adesão do Município ao Projeto ClimaAdaPT.Local.

O vereador do Ambiente, Ricardo Santos, citado na mesma nota, referiu que a Câmara procura ter "uma ação sinalizadora para toda a sociedade", lembrando que, fruto deste trabalho, o Município hasteou novamente este ano a bandeira Eco XXI - Municípios Sustentáveis.

"O mesmo se pode dizer do facto de termos conquistado novamente a bandeira Cidade de Excelência, também como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da qualificação urbana e ambiental", acrescentou.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".