Mike Pence assegura em Bruxelas que Washington prosseguirá cooperação com UE

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 fev (Lusa) -- O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, assegurou hoje em Bruxelas que a administração de Donald Trump tem o "forte compromisso" de prosseguir a cooperação com a União Europeia, porque Estados Unidos e Europa "partilham os mesmos valores".

"Hoje é meu privilégio, em nome do Presidente [Donald] Trump, expressar o forte compromisso dos Estados Unidos em prosseguir a cooperação e a parceria com a União Europeia. Independentemente das nossas diferenças, os nossos dois continentes partilham a mesma herança, os mesmos valores, e acima de tudo, o mesmo objetivo : promover a paz e a prosperidade através da liberdade, da democracia e respeito pelo Estado de Direito, e nesses objetivos continuaremos comprometidos", disse.

Numa declaração à imprensa após um encontro com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, o vice-presidente disse ser intenção da nova administração norte-americana "aprofundar a parceria política e económica" e apontou a necessidade de cooperação no combate ao terrorismo, recordando os atentados de há cerca de um ano em Bruxelas.

ACC // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.