Queijo Serra da Estrela contribui para sustento de famílias de Penalva do Castelo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Penalva do Castelo, Viseu, 20 fev (Lusa) - O queijo Serra da Estrela é um dos produtos que mais contribui para o rendimento das famílias do concelho de Penalva do Castelo, onde a agricultura continua a ser a ocupação da maioria, explicou o presidente da Câmara.

"Penalva do Castelo é um concelho que não tem muita indústria e onde a maior parte das famílias ainda se dedica à agricultura. O queijo Serra da Estrela é um produto de muita tradição, tal como o vinho do Dão e a maçã bravo Esmolfe, sendo à base destes três produtos que as famílias se sustentam", garantiu o presidente da Câmara de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho.

De acordo com o autarca, Penalva do Castelo é um concelho privilegiado para a agricultura, fruto do microclima proporcionado pelos quatro rios que o banham e que permitem "a produção de um vinho do Dão de qualidade superior e uma maçã bravo de Esmolfe mais sumarenta".

"Os verões e os invernos são suaves e no inverno não se forma tanta geada, nem há neve, o que faz com que também os pastos beneficiem a pastorícia. Se as ovelhas comem melhor, também produzem melhor leite para os queijos, que beneficiam ainda da técnica das queijeiras, nas casas de granito, com o frio a ser essencial para o queijo ser de melhor qualidade", justificou.

A valorização dos produtos endógenos tem sido um dos objetivos da Casa da Ínsua, uma casa senhorial transformada em hotel de charme, que possui uma vasta quinta e onde foram investidos 350 mil euros na construção de uma queijaria.

De acordo com o diretor de produção da Casa da Ínsua, José Matias, o verdadeiro Queijo Serra da Estrela tem de ter três requisitos: tem de ser produzido com leite de ovelha de raça bordaleira, ter cardo como coagulante e ainda sal marinho.

"Atualmente, produzimos tudo menos o sal. Temos o cardo que nos rende sete a oito quilogramas de flor e cerca de 120 ovelhas de raça autóctone. Também temos as pessoas com conhecimentos, as queijeiras, que contratámos para manter o saber fazer artesanal, embora tenhamos já todos os processos e equipamentos de acordo com as normas de higiene, saúde e segurança dos regulamentos comunitários", destacou.

A produção começou por ser, há mais de uma década, "de quatro ou cinco queijos por dia", embora atualmente a produção diária chegue aos 15 a 20 queijos.

"As solicitações em termos de encomendas foram aumentando de ano para ano e fomos obrigados a aumentar o rebanho. Inclusivamente, nos últimos três anos, tivemos de recorrer a leite de outros rebanhos de pastores do concelho de Penalva do Castelo para aumentar a produção de queijos", revelou.

Anualmente, é produzida tonelada e meia de queijos Serra da Estrela, com a faturação a rondar os 50 mil euros.

Com o soro da produção dos queijos são feitos os requeijões, um dos subprodutos com denominação Serra da Estrela que, juntando-lhes o chamado queijo velho, com mais de 120 dias de cura, rendem mais 20 mil euros, por ano, à Casa da Ínsua.

"Sabemos que este não é o espelho da região, são valores acima da média. Também a nossa produção é acima da média da região, pois nas restantes ronda os 10 queijos por dia", apontou.

À Lusa, José Matias referiu que apesar do crescimento que este produto vem registando na Casa na Ínsua o panorama não é motivador, nem animador.

"Quando se fala de queijo Serra da Estrela, as pessoas esquecem-se que para haver queijo tem de haver mais duas 'raças' em vias de extinção, mas que quase ninguém se lembra delas: o pastor e as ovelhas. Sem essas duas 'raças', não há queijo", considerou, aludindo à desvalorização que é dada à profissão de pastor.

No seu entender, o queijo Serra da Estrela pode mesmo estar em risco, pela extinção da profissão do pastor, mas também se se ceder à pressão da indústria, para que os produtores substituam o coagulante vegetal - o cardo - por coalhos industriais.

"Os coalhos industriais não fazem parte da nossa identidade e podem por em causa o produto. A identidade tem de ser preservada", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.