China está a desenvolver supercomputador 10 vezes mais rápido do que o atual recordista

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 20 fev (Lusa) - A China está a construir um supercomputador de última geração, que será dez vezes mais rápido do que o atual mais veloz do mundo, também fabricado no país, informou hoje o jornal oficial China Daily.

Trata-se do primeiro protótipo de um supercomputador capaz de realizar um trilião (1. 000.000.000.000.000.000) de cálculos por segundo, superando assim o Sunway TaihuLight, o atual mais rápido.

O Tianhe-3 vai ser integralmente construído na China e prevê-se que comece a funcionar em 2020, na cidade de Tianjin, noroeste do país.

"A sua capacidade de computação está no próximo nível, cimentando a posição da China como líder global no ramo dos supercomputadores", afirmou Meng Xianfei, diretor no Centro Nacional de Supercomputadores da China, citado pelo China Daily,

O Tianhe-3 vai ser inteiramente fabricado no país asiático e "ajudará a resolver alguns dos desafios científicos mais exigentes do mundo, com maior velocidade, precisão e alcance", frisou Meng.

O supercomputador poderá, por exemplo, analisar a distribuição dos níveis de poluição a nível nacional (os modelos atuais só suportam um distrito), simular terramotos e surtos epidêmicos de forma mais detalhada, permitindo melhor a atuação das autoridades, destaca o China Daily.

A nova máquina poderá ainda analisar sequências genéticas e a estrutura de proteínas a uma escala e velocidade até agora desconhecidas, algo que pode conduzir a humanidade a "novos descobrimentos e a uma medicina mais potente", afirmou Meng.

O Tianhe-1, o primeiro supercomputador chinês, funciona ainda em pleno rendimento e completa mais de 1.400 tarefas por dia, nomeadamente a resolução de questões "envolvendo estrelas e células", diz Meng.

Citado pelo China Daily, Liu Guangming, também diretor no centro, assegurou que o Tianhe-3 gerará lucros anuais superiores a 10.000 milhões de yuan (cerca de 1.372 milhões de euros).

JOYP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.