Eurogrupo reúne-se hoje em Bruxelas sem perspetiva de novo desembolso à Grécia

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 20 fev (Lusa) -- Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje em Bruxelas sem perspetivas de um acordo com vista ao encerramento da segunda revisão do programa de assistência à Grécia, que Atenas desejava concluir imediatamente, para receber novo desembolso.

O Governo grego ainda não chegou a um entendimento com os serviços técnicos das instituições -- Comissão Europeia, Banco Central Europeu, Mecanismo Europeu de Estabilidade e Fundo Monetário Internacional -- que permitam o regresso destes a Atenas numa missão para avaliar se a Grécia cumpriu as condições associadas ao terceiro programa de resgate em curso, pelo que está afastada a hipótese de um acordo ao nível político na reunião de hoje.

Deste modo, os ministros das Finanças da zona euro limitar-se-ão a fazer um ponto da situação do programa de assistência à Grécia, que terá de aguardar por março ou mesmo abril, em função dos progressos que realizar no cumprimento das condições impostas pelos seus credores, para receber novo desembolso no quadro da segunda revisão do programa de "resgate" em curso.

Na curta agenda da reunião de hoje do Eurogrupo está incluída uma apresentação, por parte da Comissão Europeia, das recentes previsões económicas de inverno, que, no caso português, abrem caminho ao encerramento, este ano, do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) a Portugal, já que Bruxelas estima um défice de 2,3% em 2016 e uma trajetória sustentável nos próximos anos.

No entanto, uma decisão sobre o PDE só será tomada provavelmente em maio, depois de o Eurostat validar os dados de 2016 e a Comissão emitir as recomendações específicas por país, tendo já em sua posse o Programa de Estabilidade e Crescimento que o Governo de António Costa terá de apresentar entretanto.

Portugal estará representado na reunião de hoje em Bruxelas pelo ministro Mário Centeno.

ACC // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.