Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Sete dezenas de alunos de escola de Viana do Castelo vão ver o Papa

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 17 fev (Lusa) - Sete dezenas de alunos e professores de uma escola de Viana do Castelo vão participar na audiência com o Papa Francisco e cumprir o "Beija Mão Papal", anunciou hoje à Lusa a docente que organizou a visita.

"Era um sonho dos alunos do 11.º e 12.º anos de escolaridade da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica estarem perto do Papa Francisco. Depois de muito trabalho, o sonho está prestes a ser concretizado", afirmou à Lusa a professora Maria do Céu Vilela, do agrupamento de escolas Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo.

A deslocação, que vai decorrer entre os dias 27 de fevereiro a 03 de março, está integrada no plano de atividades daquela disciplina e "tornou-se possível graças à mobilização dos alunos, da escola e da Câmara de Viana do Castelo".

"Os alunos angariaram dinheiro realizando várias atividades, desde espetáculos, feiras nas paróquias, na escola e na cidade e venda de rifas", explicou.

A autarquia apoia esta iniciativa, "oferecendo presentes para o Sumo Pontífice, nomeadamente, o livro do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, sepultado no Convento de São Francisco que ergueu naquela cidade, e um Palmito de Viana".

Segundo a docente, a autarquia "vai também assegurar o transporte dos alunos ao aeroporto e de regresso a casa e ofereceu camisolas com o coração de Viana para que, na audiência com o Papa, o grupo de alunos de Viana do Castelo seja facilmente identificado".

Em declarações à Lusa, a vice-presidente do agrupamento de escolas Pintor José de Brito destacou a "mobilização" dos alunos em torno da visita de estudo, garantindo que "nenhum aluno que manifestou interesse em fazer a viagem ficou de fora por causa de falta de dinheiro".

Referiu ainda que além da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, também o professor de História vai acompanhar os alunos que, no regresso, "vão apresentar aos colegas que não foram a Roma a descrição dos monumentos históricos e artísticos que irão visitar".

O agrupamento de escolas vai enviar, igualmente, "um presente personalizado para oferecer ao Santo Padre".

ABYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Utentes sem comer é apenas uma das denúncias de lar ilegal a funcionar em Rio Tinto

Utentes sem jantar e medicados sem prescrição médica, são algumas das denúncias que chegaram ao Porto Canal sobre o lar de Rio Tinto. Uma testemunha garante ter presenciado várias ilegalidades na instituiçao, que recebeu ordem de encerramento da Segurança Social há três anos, mas que ainda hoje continua aberta.

Anomalias no Edifício Transparente no Porto podem pôr pessoas em risco

O Edifício Transparente (ET), situado junto à praia Internacional do Porto, apresenta anomalias que "envolvem um risco que pode provocar danos contra a saúde e a segurança das pessoas", conclui o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Patrulheiros de Albergaria-a-Velha vigiam floresta e ajudam peregrinos

Chama-se “Patrulheiros” e é um projeto que coloca jovens a vigiar a floresta e apoiar os peregrinos que passam por Albergaria-a-Velha. É um projeto piloto que iniciou no munícipio, mas deverá expandir-se por todo o país já em janeiro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS