Sobe para 25 número de mortos em desabamento em centro comercial na Letónia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Riga, Letónia, 22 nov (Lusa) -- O número de mortos devido ao desabamento do teto de um supermercado na capital da Letónia subiu para 25, informaram hoje fontes governamentais, enquanto os media falam na hipótese de haver até 30 pessoas presas nos escombros.

Entre os mortos há pelo menos três membros das equipas de resgate, disse aos media locais a porta-voz do Ministério ro Interior, Daiga Holma.

Cerca de 30 pessoas deram entrada nos hospitais de Riga com ferimentos de gravidade diversa, incluindo vários traumatismos cranioencefálicos e da coluna vertebral.

Segundo o portal eletrónico Mixnews.lv, ainda há até 30 sobreviventes sob os escombros do centro comercial "Máxima" e teme-se que haja mais vítimas.

Os media locais informam que uma vítima conseguiu ligar para a filha a dizer que estava viva e um jornalista disse, durante uma ligação em direto com uma emissora de rádio local que tinha ouvido gritos sob os escombros.

"A superfície das operações de resgate é extremamente ampla e os trabalhos de remoção dos escombros demoram muito tempo e requerem muito cuidado porque as estruturas derrubadas parecem um castelo de cartas. Levantar um bloco de cimento pode provocar a queda de outros", explicou à televisão letã a porta-voz dos serviços de resgate, Inga Vetere.

O edifício, construído há menos de dois anos, sofreu pelo menos dois desabamentos ao final da tarde de quinta-feira e foi no segundo que morreram os membros da equipa de resgate que já estavam no local da tragédia.

O chefe adjunto do Serviço Estatal de Bombeiros e Resgate, Normudn Plegermanis, afirmou durante a madrugada que a estrutura sofre novos derrubes periodicamente.

As autoridades municipais de Riga apontam as obras de ajardinamento na açoteia do centro comercial como uma das causas mais prováveis do desabamento, uma possibilidade que a polícia está a investigar e que foi rejeitada pela empresa construtora.

"Ainda não se pode dizer com toda a segurança qual foi a causa do derrube do teto do centro comercial 'Máxima', mas uma das causas da tragédia poderá ser o incumprimento das medidas de segurança durante os trabalhos" na açoteia, disse o chefe do departamento de Obras de Riga, Inguss Vircavs.

O funcionário da capital letã assegurou que todos os projetos da empresa de construção responsável pelo centro e pelas obras na açoteia serão inspecionados.

Segundo o ministro do Interior, Rihards Kozlovskis, um sinal de alarme soou numa das lojas do centro comercial meia hora antes do derrube.

FPA // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.