Câmara de Viana aprova voto de protesto contra fecho da RTP no distrito

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 16 fev (Lusa) - A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje um voto de protesto contra o fecho da delegação da RTP por considerar que a estação pública de televisão tem "o dever de prestar um serviço de proximidade às regiões".

O texto final do documento, aprovado por unanimidade, em reunião camarária, resultou de duas propostas apresentadas pela maioria socialista no executivo e pela bancada do PSD.

A autarquia da capital do Alto Minho "vai dar conhecimento deste voto de protesto à tutela (Ministério da Cultura), aos grupos parlamentares e à administração da RTP, para denunciar uma decisão unilateral, sem qualquer auscultação às forças vivas da região de influência da delegação".

"A RTP possui instalações próprias em Viana do Castelo sem custos acrescidos desde 1993, altura em que foi cedido terreno para a sua instalação com o compromisso de manter a delegação ativa, e tendo em conta que esta empresa pública tem como obrigação prestar um serviço público às populações do Alto Minho, uma região dinâmica do ponto de vista cultural e desportivo, sendo uma região empresarial e de forte dinamismo, estando também na proximidade da vizinha Galiza", refere o voto de protesto.

Na terça-feira, em resposta escrita ao pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, fonte oficial da estação pública de televisão afirmou que a RTP "está a proceder a uma reorganização das delegações nacionais, mantendo as valências globais, modernizando e capacitando as mais relevantes e desenvolvendo acordos de parceria com Universidades e Institutos Politécnicos para a melhor integração das delegações nas regiões".

No documento hoje aprovado, o executivo municipal destaca "que todos os portugueses contribuem para o financiamento do Grupo RTP, através da Taxa de Contribuição de Audiovisual, presente nas faturas de eletricidade (3Euro por ano por cada habitação), destinada exclusivamente a este fim", sublinhando que em Viana do Castelo "existem sensivelmente 42.000 habitações".

"Se todas tiverem consumo de eletricidade, a contribuição direta dos cidadãos vianenses para a RTP é, anualmente, superior a um milhão e meio de euros, o que dará certamente para preservar as atuais instalações, com jornalistas que preservem o Serviço Público na Região, o televisivo (RTP) e o radiofónico (RDP), potenciando e ampliando os recursos existentes, honrando décadas de trabalho de qualidade", defendeu.

O executivo referiu "não se opor aos interesses e, muito menos, ao desenvolvimento de qualquer outra região do país, desde que isso não seja, pelo menos, uma estranha coincidência com o injustificado desinvestimento na cidade e na região".

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.