Coreia do Norte ameaça Seul com "mar de fogo"

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, Coreia do Sul, 22 nov (Lusa) -- A Coreia do Norte ameaçou hoje transformar o palácio presidencial de Seul num "mar de fogo", quando se assinalam três anos do bombardeamento de uma ilha sul-coreana.

O exército sul-coreano lançou manobras militares nas imediações da ilha de Yeonpyeong, onde sul-coreanos -- dois soldados e dois civis -- foram mortos num ataque norte-coreano a 23 de novembro de 2013.

"Há três anos, um batismo de fogo de represálias limitou-se a Yeonpyeong, mas da próxima vez, a Casa Azul [nome do palácio presidencial sul-coreano] e todos os edifícios desse regime serão alvos", alerta o exército norte-coreano em comunicado.

A mesma nota refere que, se "Seul continuar a provocar, o mar de fogo de Yeonpyeong tornar-se-á num mar de fogo na Casa Azul".

A Coreia do Norte lança regularmente ameaças contra o sul, mas raramente elas são seguidas de atos, no entanto, há três anos, Pyongyang respondeu às manobras militares sul-coreanas por considerar que elas estavam a ser realizadas nas suas águas.

A fronteira marítima, traçada em 1953 pelas forças das Nações Unidas, não é reconhecida por Pyongyang.

Este episódio foi um dos mais graves registados desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53).

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.