Câmara de Setúbal acusa Governo de ignorar estudos para favorecer Montijo

| Política
Porto Canal com Lusa

Setúbal, 14 fev (Lusa) - A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira (CDU), acusou hoje o Governo de "favorecimento político-partidário" da Câmara do Montijo, ao propor a utilização da base aérea n.º 6 para complementar o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

"É uma solução um pouco casuística e de favorecimento político-partidário. Acho que é uma falta de respeito haver um plano estratégico, haver pensamento sobre a região, haver documentos elaborados sobre esse plano estratégico e o Governo nem sequer convocar todos os municípios para falar disto, dando apenas conhecimento [da escolha do Montijo] ao município da sua cor partidária", disse, em declarações à Lusa.

"Eu pensava que, no momento que atravessamos, estas coisas já não podiam acontecer, não com este Governo. Está na cara que há um favorecimento político-partidário. É isso que eu entendo", acrescentou.

Maria das Dores Meira lembrou ainda que estudos realizados ao longo das últimas duas décadas apontam a zona do campo de tiro de Alcochete como a melhor alternativa para a construção de uma nova infraestrutura aeroportuária para complementar o aeroporto de Lisboa.

"Há mais de 20 anos que indicamos Alcochete como o melhor sítio para um complemento ao aeroporto da Portela, não porque nos apetece, mas porque aquele espaço tem ligação à plataforma logística do Poceirão, tem ligação a uma futura terceira travessia do Tejo Barreiro-Lisboa", disse.

A autarca, que lembrou que tudo isto está contemplado num plano estratégico elaborado há anos, também não aceita o argumento económico para justificar a opção pelo Montijo.

"O argumento económico para mim não colhe e penso que para os meus colegas e camaradas de outros municípios também não colhe. O que se vai investir no Montijo poderá ser o mesmo do que se investiria em Alcochete, uma vez que estamos a falar de um aeroporto de complemento à Portela e não de um aeroporto com as dimensões do aeroporto da Portela, nem de nada que se pareça", justificou.

Na segunda-feira, a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) também se manifestou contra o aeroporto complementar no Montijo, que considera ser uma solução que "não serve a região".

Em conferência de imprensa, a AMRS lembrou também os estudos efetuados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que, segundo a associação, permitiram concluir que a melhor opção seria uma nova infraestrutura aeroportuária no campo de tiro de Alcochete.

Essa obra poderia ser construída de forma faseada.

Dos nove municípios associados da AMRS, apenas o Montijo, onde o Governo pondera instalar o futuro aeroporto, é liderado pelo PS, sendo os restantes presididos por autarcas comunistas.

Na quarta-feira, o Governo e ANA -- Aeroportos de Portugal vão assinar um memorando de entendimento para aprofundar os estudos sobre a localização do novo aeroporto no Montijo.

GR (AYL) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Confira todos os nomes da mesa da Assembleia da República 

José Pedro Aguiar-Branco foi eleito presidente da Assembleia da República (AR), na tarde desta terça-feira, com 160 votos a favor, na sequência de um acordo estabelecido entre o PSD e o PS.