Gestão do Centro de Reabilitação do Norte entregue à Misericórdia do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 21 nov (Lusa) -- A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vai assumir por três anos a gestão do Centro de Reabilitação do Norte, que deverá abrir portas em dezembro, após aprovação, hoje, pelo conselho de ministros.

"O Conselho de Ministros autorizou a despesa inerente à celebração do Contrato de Gestão do Centro de Reabilitação do Norte (CRN), celebrado entre a Administração Regional de Saúde do Norte [ARSNorte], I.P., e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, pelo período de três anos", refere comunicado do conselho de ministro de hoje que autoriza a transferência de 27,6 milhões de euros para o efeito.

Para o provedor da SCMP, este é um "sinal muito positivo para o Norte do país", porque "a partir de agora vai ficar aberto um equipamento de referência que fazia falta e faz falta no norte que é o Centro de Reabilitação e o governo teve a disponibilidade para aceitar a proposta da SCMP de fazer a gestão deste centro".

"Eu estou convencido de que este centro, ao estar ligado ao Serviço Nacional de Saúde e às populações, vai ser a melhor prova de que instituições como a Misericórdia do Porto podem cooperar e valorar com o Estado, ajudando a cumprir a missão e também tendo a preocupação da gestão dos dinheiros públicos", assinalou, em declarações à Lusa, António Tavares.

O provedor, que se recandidata para um novo mandato nas eleições de domingo, garante que a SCMP irá fazer "o melhor", lembrando o trabalho que já tem feito no hospital da Prelada e a "tradição multissecular com o Hospital Santo António".

"Haverá aqui, inevitavelmente, uma boa parceria entre o estado e a Santa Casa, cujos maiores beneficiários vão ser os portuenses e os nortenhos que estão aqui devidamente abrangidos e para a qual queremos trazer a nossa inovação na saúde, fazendo disto um centro de excelência de competência nesta área da medicina física e de reabilitação", afiançou.

Pronto desde julho de 2012, mas ainda de portas fechadas, o CRN deverá entrar em funcionamento depois de a ARS Norte fazer a entrega do edifício, prevendo António Tavares que tal possa acontecer "já em dezembro" com "algumas consultas para doentes", ainda que só fique a funcionar "em pleno" em 2014.

A obra do novo Centro de Reabilitação do Norte (CRN) foi lançada em junho de 2010 pela então ministra da Saúde, Ana Jorge, para quem este espaço iria preencher "uma lacuna" no âmbito da reabilitação em internamento e intervenção terapêutica na região.

A empreitada apresentava então um custo previsto de cerca de 32 milhões de euros e deveria estar concluída em "22 a 24 meses".

O Centro de Reabilitação do Norte é uma unidade que visa beneficiar os utentes portadores de défices, incapacidades e limitações, de programas de reabilitação validados cientificamente.

Construído nos terrenos do antigo Sanatório de Gaia, tem uma área de cerca de 50 mil metros quadrados e visa servir a área geográfica da Região de Saúde do Norte, com uma população superior a 3700 mil pessoas.

A Lusa tentou ouvir a ARS Norte mas tal não foi possível até ao momento.

LIL // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.