Populações de Cerveira e Tomiño com provedor transfronteiriço antes do verão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, 13 fev (Lusa) - As populações de Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) e Tomiño (Galiza) vão passar a poder recorrer à figura de provedor da cidadania transfronteiriça dentro de três meses, anunciou hoje à Lusa a câmara portuguesa.

Em comunicado enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que a figura de provedor, aprovada pelo Comité de Gestão Estratégica (CGE) Cerveira-Tomiño, pretender ser "um canal de cidadania aberto para auscultar as opiniões dos cidadãos dos dois concelhos vizinhos, nomeadamente queixas e recomendações".

A finalidade é "a melhoria dos serviços ou atividades prestados em conjunto pelas duas autarquias".

A criação daquela figura está prevista na "Carta de Princípios do Provedor da Cidadania Transfronteiriça", aprovada na semana passada, e passa por "definir uma pessoa, de cada lado do rio Minho, para que, pelo menos uma vez por semana, faça atendimento ao público, num espaço físico previamente identificado e divulgado".

Após a aprovação daquela "Carta de Princípios", as duas autarquias "têm de ratificar o documento, em sede própria e indicar as pessoas para ocupar o cargo".

O provedor transfronteiriço "terá que emitir um balanço do trabalho desenvolvido, de seis em seis meses".

O CGE é uma estrutura constituído pelos autarcas dos dois municípios vizinhos para supervisionar as ações integradas na "Agenda de Cooperação Transfronteiriça - Amizade Cerveira Tomiño" lançada pelos dois municípios na sequência da "Carta da Amizade".

Aquele documento, assinado pelas duas autarquias em junho de 2014, e que prevê a partilha de equipamentos públicos, tem como objetivo "preparar um futuro em comum através da concretização de projetos que proporcionem uma maior cooperação cultural, desportiva, urbanístico-ambiental entre os dois concelhos vizinhos".

Além da figura do provedor o CGE aprovou ainda um programa conjunto de atividades, a realizar em 2017, que será apresentado publicamente no final do mês de março.

ABYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.