Melgaço diz que falta de comunicações põe em causa socorro à população

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Melgaço denunciou hoje que a falta de comunicações na aldeia de Castro Laboreiro está a pôr em causa o socorro à população, depois do acidente com um trator que, no domingo, matou um homem.

Actualizado 15-02-2017 12:45

"Os meios de socorro não foram imediatamente acionados porque os telemóveis não funcionam e a rede fixa está cortada há cerca de duas semanas", denunciou hoje, em comunicado, aquele município do distrito de Viana do Castelo.

No domingo, um homem de 67 anos morreu na sequência de um despiste com um trator, no lugar de Ribeiro de Baixo, Castro Laboreiro, no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG).

"É lamentável que, para se pedir socorro, tivesse sido necessário ir ao centro da Vila de Castro Laboreiro. Era o local mais próximo com rede. Percorreram-se cerca de quatro quilómetros, quando uma chamada de telemóvel no local poderia ter sido crucial. Continua haver portugueses de primeira e portugueses de segunda", lamentou Manoel Batista.

Na nota, aquela autarquia lamentou "a deficiência de rede de telemóveis nos pontos mais altos" do concelho mais a norte do país que "desta vez, em torno de uma situação grave, se traduziu na perda de uma vida".

"A falta de linha telefónica desde o dia 03 de fevereiro foi uma agravante para a situação. É lamentável o local estar sem acesso a comunicações telefónicas há já dez dias", frisou o autarca socialista Manoel Batista, citado naquele documento.

Segundo o município, "a rede naquele lugar é muito deficitária, apesar das muitas diligências da autarquia junto de todas as operadoras".

"É inadmissível que em pleno século XXI as telecomunicações não cheguem a todas as pessoas', reivindica Manoel Batista.

"Esperamos agora, infelizmente com uma situação de morte, que as várias operadoras tomem decisões e ponham término a esta situação", acrescentou.

Relativamente à rede fixa, adiantou que "a população e a Junta de Freguesia de Castro Laboreiro tem vindo a fazer queixas junto da PT para que seja célere na resolução do problema".

Fonte oficial da PT explicou à Lusa que aquela situação "é resultante do extremo mau tempo que se fez sentir em todo o país, particularmente na região Norte e que causou um acréscimo de avarias no terreno".

"Estamos no terreno a procurar resolver, o mais célere possível estas situações provocadas pelo extremo mau tempo que se fez sentir em todo o país", frisou a fonte.

Além do socorro às populações, o município defendeu que uma rede de comunicações "deficiente também é problemática para o desenvolvimento económico e turístico" do concelho.

"Se queremos captar pessoas temos de ter condições para isso. Quem visita a região quer continuar a estar conectado e em muitas zonas de Melgaço e do PNPG não é possível. Ninguém vai querer visitar um local com deficiências na comunicação que o impossibilitará de contactar algum meio em caso de socorro. É importante refletirmos sobre isso e potenciar a dinamização económica que poderemos arrecadar com a atratividade turístico-comercial, envolvendo todos os agentes que atuam na região", sustentou.

ABYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.