FMI não vê urgência para financiamento da Grécia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 21 nov (Lusa) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que a Grécia não tem problemas prementes de financiamento, apesar do atraso nas negociações com a 'troika' para desbloquear uma nova tranche do empréstimo concedido ao país.

"As necessidades financeiras da Grécia nos próximos meses podem ser resolvidas com recurso à liquidez existente. Não vemos uma grande pressão quanto ao financiamento" do país, declarou Gerry Rice, porta-voz do FMI, em conferência de imprensa.

Na quarta-feira, a 'troika' de credores da Grécia - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI - terminou uma ronda de conversações em Atenas sem chegar a um acordo com o governo grego que lhe permitisse desbloquear mais uma parte da ajuda concedida ao país, resgatado em 2010 e em 2012.

O impasse nas negociações - que começaram em meados de setembro, foram interrompidas, recomeçaram este mês e agora só deverão ser retomadas no início de dezembro - levou o presidente do Eurogrupo, o holandês Jeroen Dijsselbloem a afirmar que se começa "a perder a paciência" com a Grécia.

O porta-voz do FMI considerou que o atraso nas negociações não surpreende, dada a gravidade da crise económica no país.

"Há questões muito complicadas a resolver em vários domínios e creio que não é surpreendente que isso leve tempo", afirmou Rice, recusando precisar quais os pontos de atrito.

Segundo os 'media' gregos, há ainda divergências, entre outras questões, quanto a novos cortes nas pensões e ao ritmo das privatizações, considerado demasiado lento pela 'troika'.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.